Teatro da UFSC apresenta Amor Materno
A Oficina Permanente de Teatro GPTN, do DAC, apresenta a peça “Amor Materno”, de August Strindberg, nesta quinta-feira, dia 13, no Teatro da UFSC. A apresentação inicia as 19h30, com entrada gratuita e aberta a todos. Trata-se de uma leitura dramatizada, com cenário, figurino, sonoplastia e iluminação, ao tempo dos alunos atores e atrizes estarem desenvolvendo a criação de seus personagens, aplicando os estudos do Método de Constantin Stanislavsky. Dos cinco textos trabalhados, optou-se ao texto de Strindberg, sendo que os demais alunos se apresentarão em março de 2008.
A peça retrata a relação de amor possessivo e de dominação de uma mãe sobre sua filha única, e aos poucos vai sendo revelado, o passado materno, a construção de mentiras sucessivas para a filha a fim de não revelar seu turbulento passado. Strindberg, magistralmente, constrói em um texto breve,uma trama que revela em parte muito das nossas próprias limitações, quando tentamos tornar oclusas nossas mais íntimas frustrações humanas, e vestimos a máscara da autoridade na ausência absoluta da mediação aos inesperados acontecimentos da vida.
Paralela à peça de Strindberg, atua outra personagem, Júlia, que entra várias vezes em cena ,a fim de provar sua roupa, com a costureira Augusta,ao fim percebe que está na peça errada e diz seu texto e peça em que deveria estar: fazer sem falar de Alfred Musset. Esta licença poética, ao semestre que foi estudado a personagem, é uma homenagem ao dramaturgo italiano Luigi Pirandello, em sua obra com seis personagens a procura de um autor.
E público poderá perceber que os destinos humanos que seguem a bússola da fuga ou não dão coragem de mudar, se equivalem seja dentro de uma família, na falsa aparência da felicidade ou dentro de um claustro à reclusão.
ELENCO:
Lucia Amante
Mariana Lapolli
Alinne Fernandes
Emanuella Espíndola
João Ricardo Melo
TÉCNICA:
SONOPLASTIA: Abel Silveira
ILUMINAÇÃO: Ruy de Castro
FIGURINO: OPT E ACERVO GPTN
CENÁRIO: OPT E ACERVO GPTN
APRESENTAÇÃO: Peter Bieri
PROFESSORES: Sérgio Bessa e Carmen Fossari
DIREÇÃO: Carmen Fossari
Ao encerrar, o aluno suíço Peter Bieri, que está em Florianópolis para estudar junto a OPT e vivenciar experiências com demais diretores teatrais, apresentará a criação de seu Personagem, iniciado na OPT e trabalhado com o diretor e escritor Carlos Eduardo Silva, inspirado em seu olhar ao autoritarismo presenciado na Suíça e no Brasil.
SERVIÇO:
O QUE: Apresentação teatral “Amor Materno”, de August Strindberg
QUANDO: Dia 13 de dezembro, quinta-feira, às 19h30.
ONDE: Teatro da UFSC, Praça Santos Dumont, campus Trindade.
QUANTO: Gratuito e aberto a todos.
CONTATO: (48) 3721-9348 ou gptn@dac.ufsc.br
Fonte: Lucas Sarmanho – Bolsista Acadêmico de Jornalismo – Assessoria de Imprensa do DAC-PRCE-UFSC, com texto de Carmen Fossari.































