Programa Proext Cultura contempla projeto da UFSC
“Um Programa que une o Estado à sociedade e às universidades brasileiras rumo a um novo espaço comum de conhecimento e de soluções mais criativas, coletivas e efetivas aos problemas do país.” Assim o ministro da Cultura, Gilberto Gil, definiu o Programa de Apoio à Cultura: Extensão Universitária – Proext Cultura, durante o anúncio do resultado do Edital 2007.
Ao todo, foram contemplados 50 projetos, dentre os 636 inscritos no período compreendido entre maio e agosto deste ano. Cada um dos selecionados receberá até R$ 30 mil para dar início às suas iniciativas, contabilizando cerca de R$ 1,2 milhão.
A solenidade, realizada na manhã de terça-feira, dia 18 de dezembro, em Brasília, também contou com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad; do secretário executivo do Ministério da Cultura, Juca Ferreira; do secretário de Políticas Culturais do MinC, Alfredo Manevy; do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Ronaldo Mota; da presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, Eunice Nodari; e do reitor da Universidade Federal de São João Del Rei, Alberto Tibagi.
A UFSC foi contemplada com apoio financeiro para projeto do Grupo de Teatro, Cinema e Terapia para Usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), de autoria do professor Marcos Eduardo Rocha Lima, do Departamento de Psicologia. As atividades serão voltadas para pacientes psiquiátricos atendidos no local. O objetivo é, por meio de trabalhos como a produção de uma peça de teatro, ou de um filme, promover nos participantes o desenvolvimento da capacidade de governar a própria vida, de ter autonomia.
Mais informações junto à PRCE: 3721 8304
Fonte: Departamento de Comunicação Social do Ministério da Cultura e Diário Catarinense