UFSC divulga destaques da iniciação científica 2006/2007
A Pró-Reitoria de Pesquisa da UFSC divulgou nesta quarta-feira, 21/11, os alunos destaques da Iniciação Científica 2006 e 2007. A abertura da cerimônia foi feita pela Pró-Reitora de Pesquisa, professora Thereza Nogueira. Ela disse que o papel da iniciação científica é estratégico para o país. Em sua opinião, esse projeto é de grande importância na universidade pública e tem colaborado com o aumentado significativo do número de cientistas nas diversas áreas do conhecimento. Mesmo assim, a professora observou a necessidade desse número ser multiplicado. “Precisamos ainda mais de profissionais se dedicando à pesquisa nos mais diversos ramos de atividade”.
Para a pró-reitora, a iniciação científica tem dado sustentação aos
cursos de mestrado e doutorado, encaminhando aos programas os melhores alunos de graduação. Por outro lado, a pesquisa está sendo renovada com a presença de jovens. O reitor Lúcio Botelho também ressaltou a importância da iniciação científica, que está mudando a rota de formação dos cientistas. Segundo ele, 19% dos cientistas na Europa e Estados Unidos são de origem latina. Eles foram estudar mas não retornaram aos seus países de origem. O projeto de iniciação científica encaminha o futuro cientista para formação em seu próprio país. Cada aluno escolhido como destaque foi agraciado com placa e diploma.
Por José Antônio / Agecom
Destaques de 2007:
– Gabriela Vieira e Daiana dos Anjos, do Centro Tecnológico
– Débora Pazetto Ferreira, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas;
– Otávio Guimarães Tavares, do Centro de Comunicação e Expressão; – Rafael Trevisan e Mariana Borsa, do Centro de Ciências Biológicas.
Destaques de 2006:
– Janaína Basílio e Eloi Agostini Júnior, do Centro Tecnológico, – Manuela de Souza Diamico, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas;
– Tatiane Bevilacqua, do Centro Sócio-Econômico;
– Viviane Rodrigues Gonçalves da Silva, do Centro de Ciências da Saúde
– Fernanda Kokowicz Pilatti, do Centro de Ciências Biológicas.