Programa Conexões de Saberes seleciona bolsistas
Os interessados em uma das seis bolsas do programa Conexões de Saberes devem ficar atentos. Começa nesta quinta, dia 1, e encerra no dia 14 de novembro, o período de inscrições para o processo seletivo. As fichas estão disponíveis no site www.conexoes.ufsc.br e na Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCE). O foco do programa é o desenvolvimento de ações que tornem possível o estreitamento das relações entre as instituições acadêmicas e as comunidades populares. O projeto visa também possibilitar condições de permanência a estudantes universitários de origem popular.
Podem se inscrever estudantes dos diversos cursos de graduação da UFSC, que não estejam matriculados nas quatro últimas fases do curso e não tenham qualquer vínculo empregatício ou recebam outro tipo de bolsa da Universidade ou de quaisquer outros órgãos de fomento. Além disso, devem ter disponibilidade de 20 horas semanais e registro atualizado de cadastro sócio-econômico na PRAE. As bolsas serão concedidas até o mês de maio de 2008.
Segundo indicação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD-MEC), a origem popular leva em conta, além da etnia, algumas variáveis típicas, como o local de moradia do acadêmico (atual ou da maior parte de sua vida); a trajetória escolar (se teve a maior parte de seus estudos realizados em escolas publicas); a renda e a escolaridade dos pais (no máximo até o ensino médio) e a participação em atividades coletivas cidadãs.
A ficha de inscrição deverá ser entregue, na PRCE, no prédio da Editora Universitária, quando o estudante também precisará apresentar o restante da documentação. Entre os documentos solicitados estão os históricos do ensino fundamental e médio; o histórico escolar da UFSC atualizado; o comprovante de matrícula no semestre 2007-2; comprovante de residência; comprovantes de renda dos pais. A divulgação dos contemplados será no dia 27 de novembro.
Outras informações pelo telefone (48) 3721-8304 ou pelo e-mail gilson@daex.ufsc.br.
Margareth Rossi / Jornalista da Agecom