Professor do CTC é finalista do Prêmio Philips

11/10/2007 13:06

O professor Luis Alberto Gómez, do Departamento de Engenharia Civil da UFSC, é um dos 15 finalistas do Prêmio Philips de Simplicidade – Idéias Inéditas, na categoria Profissional. Com o título “Multiplicador de esforços para portadores de necessidades especiais que se deslocam em cadeiras de roda”, a idéia do professor passará agora por uma comissão julgadora formada por personalidades de diversas áreas e pelo voto popular. Os vencedores nas três categorias – Estudante, Profissional e Livre – serão anunciados em novembro.

Foi observando as dificuldades de uma vizinha cadeirante que Gómez teve a idéia de desenvolver uma cadeira de rodas com uma caixa de engrenagens semelhante às marchas das bicicletas. “Florianópolis é uma cidade com muitas inclinações, por isso, mesmo com rampas, os cadeirantes ainda enfrentam muitas dificuldades de locomoção”, observa. Através de duas dessas caixas – uma para cada roda – o usuário consegue, ao simples toque de um botão, multiplicar a força aplicada no seu deslocamento.

O custo é um dos principais atrativos do projeto do professor. Enquanto as cadeiras motorizadas ainda são muito caras, o mecanismo desenvolvido por Gómez pode ser adaptado a qualquer cadeira de rodas com um custo de apenas R$ 200,00. O protótipo será construído a partir de uma caixa de engrenagens já existente. A partir desse modelo, entretanto, o professor pretende, por meio de testes práticos, desenvolver uma caixa específica para as necessidades dos cadeirantes.

O Prêmio Philips de Simplicidade nasceu com objetivo de reconhecer iniciativas que, de alguma maneira, beneficiam a vida dos usuários dos produtos da marca.

Mais informações: Luis Alberto Gómez , fone (48) 3721- 5190, lagomez@gmail.com e http://www.premiosimplicidade.philips.com.br/

Por Daniel Ludwich/Bolsista de Jornalismo da Agecom