Maternidade do HU completa 12 anos

23/10/2007 17:52

A Maternidade do Hospital Universitário Ernani Polydoro São Thiago, o HU da UFSC, completa nesta quarta, dia 24, 12 anos de ativação.

Neste período foram realizados 18.725 partos, sendo que 81% dos partos normais são feitos na posição vertical, com uma taxa de 8% de episiotomia (incisão na região do períneo para ampliar o canal de parto).

Em 1997, o HU conquistou o reconhecimento de “Hospital Amigo da Criança” pela qualidade do trabalho desenvolvido e pelas práticas de humanização da assistência ao parto, mesmo motivo que no ano de 2000 recebeu o Prêmio Galba de Araújo, da região Sul, pelo Ministério da Saúde.

A Maternidade do HU começou suas atividades permitindo a presença de um acompanhante durante o parto, o que serviu de modelo para criação de lei estadual e, em 2005, a “Lei do Acompanhamento” foi aprovada na esfera federal.

A idéia do parto humanizado evoluiu também para a criação do Grupo de Casais Grávidos ou Gestantes, estimulando o resgate do parto natural e adotando medidas como o método Mãe Canguru, para assistir os recém-nascidos de baixo peso, que necessitem de cuidados especiais. A criança é colocada junto ao corpo da mãe e dela recebe o calor suficiente para se manter aquecida. O método tem permitido a alta precoce de unidades de UTI neonatais e até a alta hospitalar. Hoje, a Maternidade é reconhecida em nível nacional como centro de excelência em assistência obstétrica.

Outras informações pelo telefone (48) 3721-8024 e 9980-9955 (Eli).