Alunos do CTC na elite nacional de programação
O Centro Tecnológico da UFSC (CTC) garantiu presença na final da XII Maratona de Programação, evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBA). Os UFSCoders, equipe formada por estudantes do curso de Ciências da Computação, conquistaram a vaga ao vencer a regional de Santa Catarina. Com a 12ª colocação geral, a equipe do CTC chega à final nacional com boas chances de ficar entre as três equipes que serão classificadas para o mundial.
A final brasileira vai acontecer na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, nos dias 9 e 10 de novembro. Este ano, cerca de 280 times de 110 escolas competiram simultaneamente em 30 sedes espalhadas pelo País na briga por uma das 50 vagas na final. Em Santa Catarina, a regional aconteceu no prédio do Departamento de Informática e Estatística (INE), onde 13 equipes de todo o Estado competiram por duas vagas. Os UFSCoders conseguiram resolver seis dos 10 problemas propostos e foram os vencedores da etapa.
Em todo o País, poucas equipes conseguiram solucionar mais do que seis problemas. A equipe do CTC ficou com a 12ª posição na classificação geral, posição que só costuma ser alcançada pela elite nacional dos programadores. De acordo com Daniel Freitas, professor do INE, uma participação consistente e convincente nessa maratona exige que o curso de origem dos participantes se adapte para isto e passe a focar uma formação cada vez mais sólida nos fundamentos científicos da computação.
Freitas destaca, também, que um bom desempenho de uma escola “tem o inevitável efeito indireto de ajudar a valorizar os diplomas que nela são obtidos”, e lembra que “as escolas tradicionais do Rio de Janeiro e de São Paulo levam esta competição extremamente a sério, pois sabem que as grandes empresas da região estão de olho no resultado da maratona para verem aonde é mais provável encontrar profissionais com boa formação”. A equipe UFSCoders é formada pelos estudantes Luís Fernando Schultz Xavier da Silveira, Renan Teston Inácio, Marcelo Saviski e Carlos Eduardo de Campos.
A Maratona de Programação é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação (SBA) e acontece desde 1996. O evento nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da Association for Computing Machinery (ACM), o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sul-americana do concurso.
Mais informações: professor Frank Siqueira – frank@inf.ufsc.br e http://maratona.ime.usp.br/
Por Daniel Ludwich – Bolsista de Jornalismo da Agecom