Florianópolis sedia Simpósio de Arqueologia Subaquática

18/09/2007 17:21

A cidade de Florianópolis vai sediar o Simpósio de Arqueologia Subaquática. O evento será realizado durante o XIV Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), entre 30 de setembro e 4 de outubro.

O simpósio tem como objetivo legitimar a Arqueologia Subaquática no Brasil, desmistificando-a da idéia de uma disciplina aventureira, por meio de apresentações de trabalhos e de debates sobre o tema.

Na programação, dividida em duas partes, há exposição de trabalhos que estudam o patrimônio cultural subaquático em diferentes formas, como naufrágios, paisagens marítimas, gravuras rupestres submersas, vestígios arqueológicos submersos no Arquipélago de São Pedro e São Paulo (localizado no meio do oceano atlântico, a 1100 km de Natal) e até a ocupação ao longo dos anos de uma ilha do litoral sul de São Paulo.

“Participarão pesquisadores que atuam em diferentes linhas de pesquisas arqueológicas, como Pré-História, História, Pública, Teoria e Método, comprometidos com as normas da Convenção da Unesco para Proteção do Patrimônio Cultural Subaquático, que é instrumento jurídico internacional elaborado para assegurar a proteção de tal patrimônio”, explica Gilson Rambelli, arqueólogo do Centro de Estudos de Arqueologia Náutica e Subaquática da Unicamp e organizador do evento.

A Arqueologia Subaquática é uma especialização da ciência arqueológica que vem se tornando, gradativamente, conhecida pelos brasileiros. Cada vez mais pessoas se interessam sobre o assunto e o número de pesquisadores, aos poucos, está crescendo.

Mais informações: imprensa@arqueologiasubaquatica.org.br

Fonte: Assessoria de Imprensa do Centro de Estudos de Arqueologia Náutica e Subaquática