Professor Raul Guenther morre em acidente de carro

24/07/2007 10:15

É com profundo pesar que a Universidade Federal de Santa Catarina comunica o falecimento do professor Raul Guenther, do Departamento de Engenharia Mecânica (EMC), do Centro Tecnológico (CTC). Ele foi vítima de um acidente de trânsito ocorrido na segunda-feira, dia 23, em Araranguá, no Sul do Estado.

Guenther era integrante do Laboratório de Robótica da UFSC e mantinha atividades de ensino e pesquisa nos cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Controle e Automação. O corpo do professor foi velado no cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis. O enterro aconteceu na terça-feira, dia 24.

Raul foi candidato a vice-reitor nas últimas eleições (2003) na chapa da professora Joana Pedro. Foi 1º Secretário e Secretário Geral da Andes (Associação Nacional de Docentes do Ensino Superior). De 1982 a 1984 foi presidente da Associação dos Professores da UFSC (Apufsc), coordenando a organização da primeira eleição direta para reitor. Foi um dos fundadores do PT em Santa Catarina, foi candidato a governador do Estado em 1982.

Para a Senadora Ideli Salvatti, em depoimento à Agecom: “É uma tristeza muito grande esta perda. Há pessoas que, infelizmente, fazem pouca diferença. Mas no caso do pesquisador sua falta fará muita diferença. Ele era um petista de primeira e de todas as horas. Foi fundamental para Florianópolis e também para o Estado.”

Para o professor Lino Peres, presidente em exercício da Apufsc, é uma perda inestimável. “Ele fez parte do movimento docente que lutava por condições mais dignas de trabalho para os professores nos anos 70. Muito do que a universidade é hoje é fruto desta luta.”

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1976) e doutorado em Engenharia Mecânica pela COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Era Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D. Sua área de destaque era Projetos de Máquinas. Atuava principalmente nos seguintes temas: robôs manipuladores, controle adaptativo, controle a estrutura variável, acionamentos elétricos, transmissões flexíveis. Tinha vários trabalhos publicados, além de ter sido orientador de teses, dissertações e monografias. Era um dos coordenadores do Projeto Roboturb.

Por Alita Diana e Claudia Reis/jornalistas da Agecom, com dados do CTC, Jornal Universitário e Sistema Lattes