Formado pela UFSC é novo diplomata

02/07/2007 12:26

Formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o jovem Flávio Pazeto foi o único de Santa Catarina aprovado no concorrido concurso para a carreira de diplomata do Instituto Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores. Ele disputou a vaga com 8.800 candidatos em todo o País.

Pazeto agora vai realizar um estágio de dois anos, organizado nos moldes de um curso de mestrado, e entrar para a carreira diplomática como Terceiro Secretário. Os cargos seguintes são os de Segundo Secretário, Primeiro Secretário, Conselheiro, Ministro de Segunda Classe e Ministro de Primeira Classe (Embaixador).

Para se inscrever no concurso de admissão, o candidato deve ser brasileiro nato; estar em dia com o serviço militar e com as obrigações de eleitor; ter bons antecedentes; e ter concluído, antes da inscrição, curso superior reconhecido de graduação plena.

O treinamento durante a carreira é intenso e contínuo, de modo a preparar o diplomata a tratar de uma série de temas, desde paz e segurança até normas de comércio e relações econômicas e financeiras, direitos humanos, meio ambiente, tráfico de drogas e fluxos migratórios, passando por tudo que diga respeito ao fortalecimento dos laços de amizade e cooperação do Brasil com seus parceiros externos.

Dominando estes temas, o diplomata deverá ser capaz de desempenhar suas funções: representar o Brasil perante a comunidade de nações; colher as informações necessárias à formulação da política externa; participar de reuniões internacionais e, nelas, negociar em nome do país; assistir às missões no exterior; proteger os compatriotas e promover a cultura e os valores do povo brasileiro.

Informações: (48) 3223-1611 e e-mail: flav_pazeto@yahoo.com