Michel Boussat é palestrante em encontro sobre Saúde Mental

Boussat: braço direito do pai da Etnopsiquiatria Clínica
Michel Boussat é psiquiatra infantil, etnopsiquiatra, marchand de arte, pintor, produtor de documentários e músico. Em seu trabalho médico associa o social e o cultural e atua em diversas partes do mundo. Boussat mergulha em culturas e impulsiona seus pacientes a utilizarem também recursos tradicionais para a recuperação. É considerado o braço direito de Henri Collomb, o pai da Etnopsiquiatria Clínica.
Em Madagascar gravou recentemente três CDs com músicos de jazz, e em Paris abriu uma galeria de arte. Foi aluno da Escola de Saúde Militar de Lyon, na França. Em Dakar conheceu o professor Henri Collomb, da Etnopsiquiatria Clínica, que por 20 anos coordenou a saúde mental no Senegal. Começou a estudar a ação dos curandeiros e os medicamentos tradicionais. Defende que as pessoas não são ignorantes, a tradição não é um obstáculo ao progresso e o modelo ocidental não é o único válido.
Presidente de honra da Associação Psiquiatria Sem Fronteiras, Boussat se aproximou do Brasil em 1989 e foi um dos incentivadores da Terapia Comunitária, desenvolvida na favela de Quatro Varas, em Fortaleza, por seu colega Adalberto Barreto. No Vietnã criou centros de psiquiatria infantil com seu filho e sua esposa, que atuam no mesmo ramo. Defende o trabalho de uma psiquiatria social, num processo de humanização e aprimoramento da assistência a doença mental.
Mais informações no site www.ccs.ufsc.br/spb/saudemental/, pelo e-mail encontrodesaudemental@yahoo.com.br ou pelo telefone 9608-5271, com Walter Ferreira de Oliveira.
Por Jéssica Lipinski / Bolsista de Jornalismo na Agecom