Heloísa Helena na UFSC

22/05/2007 13:18

A professora universitária e ex-senadora Heloísa Helena esteve na manhã dessa terça-feira (23/05) proferindo palestra para estudantes e trabalhadores da UFSC sobre “As reformas neoliberais do Governo Lula e a conjuntura nacional”. Com o auditório do Centro de Educação completamente lotado, a ex-candidata do P-Sol à Presidência da República não poupou críticas ao governo federal.

Trajando a tradicional calça jeans e camiseta branca, Heloísa Helena fez um rápido discurso, de aproximadamente 20 minutos, para priorizar o debate com os universitários. Disse que reduziu sua carga-horária na Universidade Federal de Alagoas para ter mais tempo de conversar com a sociedade brasileira. Referiu-se ao P-SOL como não sendo a única representação partidária da esquerda brasileira, “pois há outros partidos que não traíram a classe trabalhadora, que sobraram na luta socialista e revolucionária sem se vender ao poder”.

A ex-senadora criticou duramente o Plano de Aceleração do Crescimento do governo. Disse que o PAC é o aprofundamento do projeto neoliberal de Fernando Henrique Cardoso, que vai gerar mais tarifas e maior retorno ao capital financeiro. Classificou o plano como um projeto eleitoral que reserva “minguados 5 bilhões de reais para a habitação, financiados pelos trabalhadores através do FGTS”.

Heloísa Helena rotulou o governo Lula como a propaganda triunfalista do neoliberalismo que não altera a política econômica, paga com a redução do orçamento social. Criticou as reformas em curso: “a reforma universitária já foi feita, o que estamos discutindo é a perfumaria, pois os interesses das instituições caça-níqueis do setor privado foram priorizados”.

Quanto à reforma da Previdência, alertou que ela vai beneficiar novamente os interesses das instituições privadas. Cita como exemplo o ganho de 82% de capital dos fundos de pensão, enquanto que superávit da seguridade social foi de 58 bilhões de reais nos últimos anos. “Estão fazendo alarde para viabilizar nova reforma”, esbravejou dirigindo-se à platéia. Finalizou seu discurso dizendo que a Parceria Público-Privada é a privatização enrustida no governo do PT. Disse que ainda sonha com uma pátria socialista, livre e soberana.

Participaram da mesa Afrânio Boppré, ex-deputado estadual; e Valmir Martins, um dos fundadores do PT em Florianópolis. Afrânio aproveitou o evento para convocar a juventude para luta política, fazendo simbolicamente o ato de filiação de dois estudantes ao P-SOL. Heloísa Helena foi a segunda candidatura à Presidência da República na eleição de 2006 a visitar a UFSC neste ano. Recentemente o ex-senador Cristovam Buarque (PDT) também esteve na universidade proferindo palestra.

Por Paulo Liedtke / Agecom / UFSC