Editoras universitárias discutem problemas comuns na UFSC

17/05/2007 14:44

Foi aberta na noite de quarta-feira, dia 16, no auditório da reitoria da UFSC, a 20ª Reunião da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu), que vai discutir, até sábado, temas como a circulação do livro universitário, a política de comunicação das editoras e os sistemas de gerenciamento de dados nas editoras filiadas à Abeu.

Estiveram presentes na solenidade de abertura o reitor da Universidade, Lúcio Botelho, o diretor da Editora da UFSC, Alcides Buss, o presidente da Abeu, Valter Kuchenbecker, o presidente da Associação Nacional de Livrarias, Vitor Tavares da Silva Filho, a presidente da Câmara Brasileira do Livro, Rosely Boschini, e o secretário-executivo do Plano Nacional do Livro e da Leitura, José Castilho Neto, representando os ministérios da Educação e da Cultura, entre outras autoridades.

Valter Kuchenbecker abriu o encontro falando da importância do evento para a consolidação das editoras universitárias. “Nós trabalhamos com aquilo que é mais precioso, que é o conhecimento, por isso é importante que o evento se preocupe com a arte e a cultura num espírito acolhedor”, disse ele, ressaltando o clima de confraternização da noite de abertura.

Falando em nome da organização, Alcides Buss disse que o trabalho na Abeu será sempre intenso e que “grandes lições ainda nos esperam”. Ressaltou a importância da reunião para que as experiências trocadas auxiliem o planejamento futuro das editoras universitárias.

Trabalhar conjuntamente é a idéia da ANL, revelou Vitor Tavares da Silva Filho. O presidente da Associação Nacional de Livrarias disse, parafraseando Umberto Ecco, que quer chegar ao dia em que as livrarias brasileiras estejam cheias de livros que todo mundo lê. Rosely Boschini, da CBL, ressaltou a oportunidade do encontro como um meio de resolver o antigo problema brasileiro de incentivo à leitura.

“Compartilhar sonhos e lutas pelo livro e pela leitura” é o lema de José Castilho Neto, do Plano Nacional do Livro e da Leitura. O secretário-executivo do PNLL ressalta que pela primeira vez os Ministérios da Cultura e da Educação estão trabalhando juntos para dar à população maior acesso ao livro.

O reitor Lúcio Botelho lembrou que a reunião da Abeu acontece num momento especial para a Universidade, ou seja, simultaneamente à 6ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC (Sepex). “Nesse momento a comunidade pode conferir melhor a importância da universidade pública brasileira”, disse ele.

No final, o coral da Universidade apresentou-se cantando o hino da cidade de Florianópolis e outras composições conhecidas.