“De como Ser” volta ao Teatro da UFSC

08/05/2007 15:05

Volta ao palco do Teatro da UFSC o espetáculo “De como Ser”, que se apresentou em dezembro do ano passado, num trabalho realizado pelo Curso de Formação de Ator, da Oficina Permanente de Teatro (OPT), oferecida pelo Departamento Artístico Cultural da UFSC (DAC).

As apresentações terão a participação de integrantes do Grupo Pesquisa Teatro Novo, da UFSC, e acontecem nos dias 11, 12 e 13 de maio, sempre às 21 horas.

O espetáculo “De como Ser” tem um roteiro composto a partir de poesias de Fernando Pessoa e seus heterônimos, entre eles Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e o poeta contemporâneo, também de Lisboa, João Jacinto, autor do livro de Poesias “Os (Re) Cantos da Lua”, da Editora Magna, de Lisboa.

Em seus versos, Fernando Pessoa trabalha a alma humana de tal forma que cada poesia encontra ressonância no leitor, todas abrangendo os caminhos e arestas diversas do Ser, que tem no poeta João Jacinto, a mesma escola do poema que retrata as variações, encontros e desencontros de cada qual com o seu Ser.

As poesias de Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles, a “eterna”, também estarão presentes no espetáculo, compondo essa trama dos humanos sentimentos. Entre os poemas, optou-se por inserir “José”, um dos mais conhecidos, numa interpretação inesperada, tornando presente o corpo repleto de significações sociais.

Os poemas

“Todas as cartas de amor são ridículas”, de Álvaro de Campos; “Eu nunca guardei rebanhos”, de Alberto Caeiro; “Se às vezes digo que as flores sorriem”, de Alberto Caeiro; “Entre o luar e o arvoredo”, de Fernando Pessoa; “Escadas”, de João Jacinto; “Fui Criança”, de João Jacinto; “Jardim da Vida”, de João Jacinto; “Canto proibido”, de João Jacinto; “Fingidor”, de João Jacinto; “José”, de Carlos Drummond de Andrade; “Poema das Sete Faces”, de Carlos Drummond de Andrade; “Canção”, de Cecília Meireles; “Motivo”, de Cecília Meireles; “Serenata”, de Cecília Meireles.

Os poemas são os textos bases para as interpretações e o espetáculo é formado por vários quadros, no qual o “play” teatral comanda a encenação.

Além dos alunos da OPT, estarão em cena dois conceituados atores, Gringo Starr e Ivana Fossari, que recentemente interpretaram Pablo Neruda e Matilde Urrutia na peça “Don Pablo Entre Vogais”, encenado pelo Grupo Pesquisa Teatro Novo, da UFSC. Segundo a diretora Carmen Forrari, “os atores convidados proporcionam aos estudantes um convívio diferenciado desta maravilhosa aventura que é fazer e, claro, assistir teatro”.

A direção e roteiro final são de Carmen Fossari, que coordena a OPT e dirige o Grupo Pesquisa Teatro Novo, da UFSC. O Grupo Pesquisa Teatro Novo e a Oficina Permanente de Teatro fazem parte do Departamento Artístico Cultural, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFSC.

No elenco, Mariana Lapolli, Karina Losso, Diego Barardi, Felipe Fagundes, Gustavo Vigano, Diunei Kuhnen, Álvaro Guarnieri, Nayara Hachich e Sauthier Anderson. Como atores convidados, Gringo Starr e Ivana Fossari.

Direção Geral: Carmen Lúcia Fossari

Técnica: Amanda Batista

Luz: Claudete

Foto: Simone Correa

Flyer: Michele Millis

SERVIÇO

O QUÊ: Apresentação do espetáculo teatral “De como ser”, com integrantes da Oficina Permanente de Teatro e do Grupo Pesquisa Teatro Novo, do DAC/UFSC.

QUANDO: Dias 11, 12 e 13 de maio de 2007, sempre às 21 horas.

QUANTO:R$ 10,00 com bônus e gratuito para turmas de alunos de escolas públicas (agenda pelo celular 9971-7066)

ONDE: Teatro da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis.

CONTATO: (48) 3721-9348 e 9971-7066 – Visite www.dac.ufsc.br

Fonte:[CW] DAC-PRCE-UFSC, com texto e foto da coordenação do espetáculo.