Universidade recepciona e dá boas-vindas aos calouros

21/03/2007 18:19

Fotos - Jones Bastos - Agecom/UFSC

Fotos - Jones Bastos - Agecom/UFSC

A primeira sessão da Recepção aos Calouros 2007.1 apresentou aos novos estudantes da UFSC, de forma bem-humorada e descontraída, um pouco da universidade que eles vão encontrar. As boas-vindas oficiais foram dadas nesta quarta-feira, 21 de março, às 10h. Uma segunda sessão, para os estudantes de cursos noturnos, vai acontecer ainda hoje, às 19h, também no Centro de Cultura e Eventos.

Com as presenças do Reitor em exercício e Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Marcos Laffin, Pró-Reitores e do presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), os calouros foram apresentados à instituição. O mestre de cerimônias mal tinha acabado de identificar os componentes da mesa quando a cerimônia foi interrompida pela barulhenta presença da dupla “Maricreidi e Rosicreidi”. Com trajes extravagantes e um carregado sotaque ilhéu, as duas brincaram com os estudantes e fizeram a apresentação da Agenda Calouros 2007.

Produzida pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) em parceria com a Agência de Comunicação (Agecom), a agenda fornece aos estudantes, além de informações úteis sobre a universidade, um roteiro de orientação no Campus. Eles vão descobrir, por exemplo, que a UFSC possui a maior biblioteca do Estado e que, por meio do Serviço de Atendimento à Saúde Comunitária (Sasc), terão direito à assistência médica gratuita no Hospital Universitário.

A agenda também busca responder a algumas das dúvidas mais freqüentes entre os estudantes, como as relacionadas ao Índice de Aproveitamento Acumulado (IAA) e à matricula em disciplinas optativas. O calouro vai ficar sabendo para qual tipo de bolsa ele poderá se candidatar já na primeira fase e para quais ele ainda terá que esperar até o próximo semestre. Restaurante Universitário (RU), Laboratório de Informática da UFSC (LabUFSC), Trote Solidário e Copa UFSC são alguns dos verbetes encontrados na agenda.

O professor Laffin lembrou aos estudantes que, apesar de serem poucos os brasileiros com acesso ao ensino superior, a educação é antes de tudo um direito. “Mais do que um privilégio, é um direito estar aqui. É direito de todo cidadão brasileiro estar em uma universidade pública, gratuita e de qualidade.” Laffin lembrou ainda que ocupar uma vaga pública implica em direitos e deveres. “É preciso ter um comprometimento tanto do corpo docente quanto do corpo discente.” O Reitor em exercício falou ainda da importância dos coordenadores de curso e do sentimento da universidade com relação aos seus novos alunos. “A nossa alegria em tê-los é a mesma alegria que vocês tiveram ao ver os seus nomes na lista de aprovados.”

Um pequeno show de voz e violão encerrou a cerimônia. A dupla Jackson e Lílian mostrou, para um auditório lotado, um repertório de músicas conhecidas e composições próprias,

Mais informações:

Reitoria – 3721-9329 ou 3721-9596

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) – 3721-6032

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) – 3721-8307

Por Daniel Ludwich/bolsista de jornalismo da Agecom