Começa o pagamento da URP

13/03/2007 10:20

Embora a UFSC tivesse concluído a folha suplementar já no dia 28 de fevereiro, só hoje (13/3) os 1.823 professores da instituição beneficiados com a liminar judicial começam a receber o pagamento da URP, viabilizado ontem (12/3), no final da tarde, pelo Ministério do Planejamento, através do repasse dos recursos ao Banco do Brasil (BB).

Segundo o pró-reitor de Desenvolvimento Humano e Social, Luiz Henrique Vieira e Silva, a maioria passa a receber hoje (13/3), pois possui conta no Banco do Brasil. Os outros professores serão pagos amanhã (14/3), com o repasse do BB para os demais bancos.

Os corte salariais variavam entre 14 e 26,05%. A situação exigiu uma mobilização conjunta da comunidade universitária, envolvendo reitoria, Apufsc, Andifes, DCE e Sintufsc. O reitor Lúcio José Botelho sensibilizou a classe política e manteve contatos constantes com Brasília, sobretudo com autoridades do Ministério do Planejamento e com o Ministro da Educação, Fernando Haddad. Tanto o pró-reitor quanto o reitor lamentam, contudo, a demora no cumprimento da liminar resultante de mandado de segurança impetrado pela Apufsc.

“O cronograma de pagamento determinado por Brasília mostrou-se incompatível com a realidade. Até porque a folha suplementar, feita uma a uma, estava concluída já no dia 28 de fevereiro, podendo ser paga tranqüilamente até o quinto dia útil de março”, lembrou o reitor. E, mesmo assim, a Administração teve que correr atrás o tempo todo para que o pagamento se efetivasse.