Equipe da UFSC se prepara para competição de bajas

27/02/2007 16:03

Desde a primeira semana de janeiro, quando a maioria dos universitários ainda aproveitava as férias, 15 alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção Mecânica trabalham dia e noite na construção dos dois carros que representarão a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na 18ª Competição SAE Brasil de Baja, que ocorrerá de 15 a 18 de março em Piracicaba (SP). O objetivo é classificar os veículos Uiraçu e Ilhéu novamente entre os cinco primeiros colocados. Em 2006, os carros da UFSC obtiveram a quarta e a sexta colocação geral, entre os 60 que participaram da competição.

O baja é um veículo de quatro rodas, para um ocupante, destinado a trajetos fora de estrada (off-road). Durante vários meses, os alunos trabalham, de forma voluntária, na concepção e na implementação do projeto, enfrentando todos os desafios necessários à criação de um carro original, resistente e seguro. Além disso, é essencial que o veículo seja adequado para a fabricação em série e apresente fácil manutenção.

Neste ano, o regulamento da competição, promovida pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE), exigiu alterações significativas nos projetos, para evitar que algumas equipes apenas mantivessem modelos bem sucedidos. “As mudanças estão ligadas, principalmente, à melhoria das condições de segurança e são importantes para a evolução dos projetos”, explica o capitão da equipe da UFSC, o estudante Antônio Carlos Guimarães Neto. “Estamos confiantes, pois nos últimos dois anos temos obtido ótimos resultados em todas as competições que participamos”, completa.

Em 2006, além da boa colocação na competição nacional, os carros da UFSC conquistaram, pelo segundo ano consecutivo, o primeiro e o segundo lugar no Desafio Dana Baja/Sul, realizado em outubro na cidade de Gravataí (RS). O capitão ressalta que embora a UFSC sempre leve dois carros às competições, a equipe não se divide durante o trabalho. “Todos trabalham da mesma forma nos dois projetos”. Os alunos são orientados pelo professor do Departamento de Engenharia Mecânica Lauro Nicolazzi, que coordena a equipe desde a fase de concepção do projeto até as competições.

Fonte: Núcleo de Comunicação do CTC/ Por Débora Horn