Teatro da UFSC apresenta peça “De como ser”

10/12/2006 13:26

Peça é resultado de cursos do DAC

Peça é resultado de cursos do DAC

Acontece nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, às 20h, no Teatro da UFSC, a apresentação do espetáculo “De como ser”, trabalho que finaliza o semestre do curso de Formação de Ator da Oficina Permanente de Teatro, oferecida pelo DAC – Departamento Artístico Cultural da UFSC.

O espetáculo “De como ser” tem um roteiro composto a partir de poesias (de Portugal) Fernando Pessoa e seus heterônimos: Alberto Caeiro e Álvaro de Campos, e o poeta contemporâneo, também de Lisboa, João Jacinto, que estará lançando em Portugal o seu livro de Poesias “Os (Re) Cantos da Lua”, no dia 15 de dezembro.

Fernando Pessoa, em seus versos, trabalha a alma humana de tal forma que cada poesia encontra ressonância no leitor, todas abrangendo os caminhos e arestas diversas do Ser, que tem, no poeta João Jacinto, a mesma escola do poema que retrata as variações, encontros e desencontros de cada qual com o seu Ser.

Os dois poetas e poetisa brasileiros Carlos Drummond de Andrade e Cecília “eterna” Meireles, estarão presentes no espetáculo “De como ser”, compondo esta trama dos humanos sentimentos. Entre os poemas, optou-se por inserir “José”, um dos mais conhecidos poemas brasileiros.

Os Poemas:

“Todas as cartas de amor são ridículas”, de Álvaro de Campos, “Eu nunca guardei rebanhos”, de Alberto Caeiro, “Se às vezes digo que as

flores sorriem”, de Alberto Caeiro, “Entre o luar e o arvoredo”, de Fernando Pessoa, “Escadas”, de João Jacinto, “Fui Criança”, de João Jacinto, “Jardim da Vida”, de João Jacinto, “Canto proibido”, de João Jacinto, “Fingidor”, de João Jacinto, “José”, de Carlos Drummond de Andrade, “Poema das Sete Faces”, de Carlos Drummond de Andrade, “Canção” de Cecília Meireles, “Motivo”, de Cecília Meireles e “Serenata”, de Cecília Meireles

Os poemas são o texto base para as interpretações, o espetáculo é formado por vários quadros, onde o “play” teatral comanda a encenação.

Além dos alunos da OPT, estarão em cena dois conceituados atores, Gringo Starr e Ivana Fossari, que recentemente interpretaram Pablo Neruda e Matilde Urrutia na peça Don Pablo Entre Vogais, encenado pelo Grupo Pesquisa Teatro Novo, da UFSC. Segundo a diretora Carmen Forrari, “Os atores convidados proporcionam aos estudantes um convívio diferenciado desta maravilhosa aventura que é fazer e, claro, assistir teatro”.

A direção e roteiro final são de Carmen Fossari, que coordena a OPT e dirige o Grupo Pesquisa Teatro Novo, da UFSC.

A Oficina Permanente de Teatro faz parte do Departamento Artístico Cultural / Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFSC.

Serviço:

O QUÊ: Apresentação do espetáculo teatral “De como ser”, com integrantes da Oficina Permanente de Teatro, DAC/UFSC

QUANDO: Dias 12, 13 e 14 de dezembro de 2006 às 20 horas

ONDE: Teatro da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis.

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.

ELENCO: Mariana Lapolli, Karina Losso, Diego Barardi, Felipe Fagundes, Gustavo Vigano, Diunei Kuhnen e Sauthier Anderson. Atores Convidados: Gringo Starr e Ivana Fossari

DIREÇÃO GERAL: Carmen Lúcia Fossari

CONTATO: (49) 3331-9348 e www.dac.ufsc.br

Fonte:[CW] DAC-PRCE-UFSC, com texto e foto da coordenação da oficina.