Galeria de arte da UFSC mostra obras do acervo da universidade

27/11/2006 13:35

Abre à visitação pública nesta quarta-feira, dia 29 de novembro, na Galeria de Arte da Universidade Federal de Santa Catarina, a Exposição de Obras de Arte do Acervo da UFSC. A exposição poderá ser vista até dia 20 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18h30min.

Ao todo estarão expostas 27 obras, dentre pinturas, desenho, gravuras e esculturas, de artistas locais, de outras cidades e até de outros estados. São 14 pinturas, que incluem o óleo sobre tela “Rua Fernando Machado”, de Domingos Fossari, e os acrílicos sobre tela “Barracos da Cidade”, de Elias Andrade, o “Índio”, e “Senhora dos 4 Elementos”, de Albertina Prates.

Dentre as cinco gravuras desta mostra, estão os recentes trabalhos de André de Miranda e de Liliana Lobo Ferreira. Das cinco esculturas expostas, há o trabalho em bronze “Mulher Sentada” de Cremilda Santini, a cerâmica em técnica de faiança “Gestação VI”, de Rosana Bortolin, e a escultura em cerâmica “Torso”, de Rosana Garíglio de Andrade, obra que obteve o primeiro prêmio no VIII SEUAP – Salão Estadual Universitário de Artes Plásticas, realizado pela UFSC em 1987. O tamanho das obras expostas varia de 40 por 60 cm a 140 por 180 cm. Nesta mostra há obras de 1983, como a pintura óleo sobre eucatex “Ruínas de Anhatomirim”, de Hassis Corrêa, e obras mais recentes, produzidas em 2006.

As obras desta mostra são apenas uma parte do acervo da UFSC que vem sendo constantemente ampliado desde a criação da universidade. As aquisições das obras acontecem das mais variadas formas, desde a doação direta do artista, ou aquisição como prêmio de salões de arte realizados na UFSC e, há alguns anos, através das exposições mensais realizadas na Galeria de Arte da universidade, em que os artistas que realizam exposições individuais devem doar uma obra da mostra para o acervo da instituição.

As exposições do acervo costumam ser programadas a cada dois anos, e nessas ocasiões, além de algumas obras mais antigas, a Galeria expõe parte do acervo que foi incorporado mais recentemente. O acervo da UFSC possui obras de artistas renomados nacionalmente, como Burle Max, Eli Heil, Rodrigo de Haro, Rubens Oestroem, Guido Heuer etc. e obras de artistas de outros países.

Além dessas obras, que costumam ser expostas em diversos setores da instituição, há outras obras que estão expostas permanentemente em fachadas de edifícios ou pelos jardins do campus, como “Companheiros em Realização”, mural cerâmico do americano Gene Anderson, resultado de um workshop com artistas locais; “Grande Escultura”, resultado de uma obra coletiva com ceramistas da região; “O Guardião”, escultura de Elke Hering; “Livro da Criação da América Latina”, mural cerâmico de Rodrigo de Haro; “Caminhos da Liberdade”, de Max Moura, Flávia Fernandes e Jandira Lorenz, resultado da implantação da oficina de gravura em metal no DAC/UFSC.

Opúblico que visita a Universidade também pode apreciar a pintura mural “Humanidade”, de Hassis Corrêa, no interior da Igrejinha da UFSC, e a pintura mural, “Folclore e Indústrias de Santa Catarina”, de Martinho de Haro, no Hall da Reitoria.

A Galeria de Arte da UFSC faz parte do DAC – Departamento Artístico Cultural, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, da Universidade Federal de Santa Catarina.

SERVIÇO:

O QUÊ: Exposição de Obras de Arte do Acervo da UFSC.

QUANDO: De 29 de novembro a 20 de dezembro de 2006, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18h30min.

ONDE: Galeria de Arte da UFSC, prédio do Centro de Convivência.

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.

CONTATO: Galeria (48) 3331-9683 e galeriadearte@dac.ufsc.br e www.dac.ufsc.br

Fonte: [CW] DAC-PRCE-UFSC