Capes premia tese de ex-aluno da UFSC

08/11/2006 15:31

Acontece amanhã, dia 9/11, em Brasília, a solenidade de entrega do Prêmio Capes de Melhor Tese de Doutorado em Letras e Lingüística .O Prêmio foi concedido ao ex-aluno do Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente da UFSC (PPGI), Stephan Arnulf Baumgärtel, que defendeu sua tese em fevereiro do ano passado.

Na tese “Body politics between sublimation and subversion. Critical perspectives on Twentieth-Century all male performances of Shakespeare´s As you like it” (Politicas do corpo entre sublimação e subversão. Perspectivas críticas sobre montagens de elenco masculino da peça “Como Gostais” de William Shakespeare), Stephan analisa os efeitos epistemológicos, eróticos e sócio-políticos que o elenco totalmente masculino produz em montagens contemporâneas de “Como Gostais”.

Stephan explica que a trama da peça tem como personagem principal uma princesa – interpretada por um homem – que se veste como homem para fugir da corte e chegar numa floresta. Na floresta, a princesa disfarçada de homem finge ser outra mulher para seu noivo. Nesse enredo, a idéia da tese é analisar os efeitos desse esquema nos respectivos contextos das diversas montagens durante o século 20. “Com o trabalho percebi quatro concepções referentes a quatro montagens que permitem discutir a transição de uma cultura moderna pra uma cultura chamada pós-moderna”, avalia Stephan.

A concessão do prêmio faz Stephan sentir seu trabalho reconhecido. “Me deu a sensação que estou no caminho certo, o que é bom. Agora é preciso continuar”, comemora. A própria Capes dá a Stephan a oportunidade de ‘continuar’, já que uma bolsa de pós-doutorado no país faz parte do Prêmio. Mas por enquanto o pós-doutorado não faz parte dos planos de Stephan. “Acabei de entrar como professor efetivo da Udesc e preciso terminar o estágio probatório antes de me poder afastar”, conclui.

O professor orientador da tese, José Roberto O´Shea, e o Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, também foram premiados. Roberto vai acompanhar Stephan em Brasília e receberá auxílio para participar de um congresso nacional. O PPGI receberá um Certificado da Capes.

Informações: stephao08@yahoo.com.br

Por João Gustavo Munhoz / Bolsista de Jornalismo na Agecom