UFSC integra discussões sobre ações afirmativas
O professor Marcos Laffin, Pró-Reitor de Ensino de Graduação, e a professora Vânia Beatriz Monteiro da Silva, da Comissão de Acesso à Diversidade Sócio-econômica e Étnico-racial da UFSC, participaram da Oficina Nacional do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras (ForGRAD sobre ações afirmativas. O encontro foi realizado em Ouro Preto, entre os dias 22 a 24 de outubro.
Laffin já havia se manifestado em Maringá no Fórum Regional sobre a agenda em discussão afirmando que uma universidade que deseja formar para a cidadania precisa se preocupar com as demandas sociais. Em Ouro Preto, o professor reafirmou que as universidades públicas brasileiras iniciaram tardiamente as discussões sobre as diferentes demandas sociais feitas às universidades e isso tem produzindo um silêncio que ignora ao mesmo tempo em que se faz ignorante das demandas apresentadas sobretudo pelo movimento negro e movimentos sociais.
Ao apresentar as discussões realizadas pela Comissão de Acesso da UFSC, a professora Vânia da Silva reafirmou a necessidade de combater o preconceito ao mesmo tempo em que alertou para o fato de que é necessária uma discussão e re-conceituação do espaço democrático como espaço plural e de diversidade. Resultado da Oficina realizada em Ouro Preto, o ForGRAD nacional enviará sugestões e contribuições ao Projeto de Lei que trata das ações afirmativas.