Alunos da UFSC conquistam Prêmio Petrobrás
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem três alunos – um de graduação, um de mestrado e um de doutorado – entre os vencedores do 2º Prêmio Petrobras de Tecnologia. Cada um deles desenvolveu pesquisas relacionadas aos temas propostos pela empresa para concorrer à premiação. A entrega do Prêmio ocorrerá no Rio de Janeiro, no próximo dia 10.
Na área “Tecnologia da Energia”, o estudante de Engenharia Mecânica da UFSC Carlos Alexandre Patusco foi o vencedor na categoria Graduação. Orientado pela professora Márcia Mantelli, ele desenvolveu uma metodologia para projetar equipamentos que contenham a tecnologia de tubos de calor – utilizada para troca de temperatura no interior desses equipamentos –, com a finalidade de tornar os processos da indústria do petróleo mais eficientes e menos custosos.
O mestrando Allan Charles Henri Hofmann, do Programa de Pós-Graduação em Metrologia Científica e Industrial foi o vencedor da categoria Mestrado, na área denominada “Tecnologia de Segurança e Desempenho Operacional”. A pesquisa de Allan, orientada pelo professor Armando Albertazzi Gonçalves Junior, resultou em um sistema de inspeção que avalia a qualidade da solda realizada durante a fabrição de dutos utilizados na exploração de petróleo.
Na área “Tecnologia da Exploração”, o vencedor da categoria Doutorado foi o aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Jonas Cordazzo, orientado pelo professor Clovis Maliska. O trabalho de Cordazzo pode ajudar a Petrobras a descobrir novos campos de petróleo, por meio de um software que utiliza um modelo matemático, desenvolvido por ele, para simular bacias geológicas.
Fonte: Núcleo de Comunicação do CTC/ Por Débora Horn