SBPC Jovem ensina a ser cientista
Você sabe como funcionam os radares? Qual o formato da casquinha de sorvete? E dos copos das lanchonetes? Quer a receita de como fazer uma máquina fotográfica com lata? E, afinal, qual a mágica dos brinquedos equilibristas? Tudo isso estará sendo falado, pesquisado, ensinado e criado na 14ª. edição da SBPC Jovem, a versão para crianças e jovens da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). E estará ao alcance dos mais de 3 mil estudantes de vários estados que vão acompanhar as atividades programadas para 16 a 21 de julho no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis.
Enquanto os adultos estiverem discutindo temas importantes para o desenvolvimento científico nas universidades e empresas, as crianças estarão fazendo algo ainda mais fundamental: aprendendo a tomar gosto pela ciência. “A idéia é firmar a SBPC Jovem como um fórum científico que permite aos alunos participar desde cedo da produção de ciência e tecnologia do país”, diz Ivo Leite, da comissão organizadora. Por isso mesmo, este ano, o tema será “Jovens talentos transformando a sociedade”. E para homenagear Santa Catarina, o encontro adotou o Bernunça como mascote, personagem que integra o boi de mamão, folguedo popular presente nas comunidades de base açoriana no litoral de Santa Catarina.
Serão 200 atividades divididas em minicursos, oficinas, palestras, simpósios, comunicações orais, usina jovem de idéias, exposições e bate-papos com cientistas. Os minicursos, por exemplo, devem durar quatro horas. Durante esse tempo, os alunos do ensino básico e fundamental, podem aprender como lidar com a multidão de insetos que fazem parte do nosso meio ambiente, ou então descobrir mais sobre fungos (aqueles que costumam embolorar o pão), ou brincar de ver e entender as estrelas. Por falar nisso: você sabe o que são amphisbaenias? Pois é, são répteis subterrâneos, mais conhecidos como cobras-de-duas-cabeças. Eles serão personagens de uma história em quadrinhos que será distribuída aos participantes de um dos minicursos como material didático.
A SBPC Jovem terá 76 oficinas em que os participantes vão aprender a “botar a mão na massa”. Por exemplo, a usar a internet, fazer design de páginas da Web, projetos de trabalho com o uso dos ambientes de escrita coletiva Wiki e Colabotex. Ou aprender como se formam imagens por espelhos, lentes, movimentos de luz, e fazer um jogo eletrônico. E até a construir uma máquina a vapor e – de quebra – aprender mais sobre energia térmica e suas transformações, leis de Newton, expansão de gases, pressão, temperatura e volume.
Haverá cinco palestras que têm muito a dizer sobre assuntos que os jovens ouvem falar em casa, no cinema, na TV ou na escola: Antártida, fósseis e dinossauros, genética e a vida dos animais. Além disso, os jovens “candidatos a cientistas” podem conversar com seus “futuros colegas”. Haverá encontros com cientistas destinados a integrar estudantes com grandes pesquisadores brasileiros.
Os simpósios vão apresentar experiências interessantes já desenvolvidas em escolas públicas de várias cidades do Brasil. Por exemplo, as experiências realizadas com crianças da área rural da Amazônia, do Amapá e indígenas xavantes do Mato Grosso e guaranis do litoral paulista; ou com os kits tecnológicos usados por alunos do ensino fundamental e médio de Curitiba.
E se o público ainda tiver dúvidas sobre a capacidade desses alunos desenvolverem ciência de verdade, basta dar uma olhada na programação de comunicações orais em que serão apresentados trabalhos de bolsistas de iniciação científica júnior do CNPq e de outros institutos incentivadores. Eles vão mostrar o que estão fazendo em radiofreqüência, congelamento com microondas, reciclagem tecnológica, marketing, artes plásticas e jornalismo. Na Usina Jovem de Idéias, eles terão oportunidade de mostrar os trabalhos apresentados em feiras de ciência. Há de tudo: projeto biogás, produção de inseticidas e bioprotetores orgânicos, preservação de morcegos, clonagem de dálias e violetas. Quem gosta de sinuca? Quem levantou a mão pode aprender mais sobre as propriedades da elipse através do jogo e assim ganhar pontos entre os colegas.
Para completar, haverá exposições temáticas e dinâmicas pedagógicas envolvem práticas como vivência pedagógica, exposições institucionais de escolas e grupos e metodologias alternativas sobre o Programa Antártico Brasileiro (Proantar), Laboratório de Ensino de Matemática (LEMA) e Memória do Movimento Estudantil Brasileiro.
Para conhecer toda a programação, acesse o site www.sbpcnet.org.br/eventos/58ra/
Histórico
A SBPC Jovem teve sua primeira edição em 1993, na cidade de Recife. O desafio era apresentar, de forma estimulante e descontraída, a ciência e aspectos culturais associados à pesquisa científica a crianças, a jovens e professores do ensino fundamental e médio. A partir desta data, a SBPC Jovem seguiu o encontro anual da entidade em todas as cidades pelas quais passou a caravana.
Em 2004, passou a ter estrutura administrativa própria, pois até então ficava sob a responsabilidade da cidade-sede do evento. Foi criado um banco de dados para registrar os participantes da reunião e concentrar todas as informações relativas a ela e um novo formato foi constituído por diferentes grupos de atividades: conferências, palestras, simpósios, mesas-redondas, oficinas, minicursos, Usina Jovem de Idéias em Ciências, Mostra Universitária e Mostra Profissional, Exposição Temática e Dinâmica Pedagógica e Circo da Ciência e Arte. Além disso, o encontro passou a ter tema próprio, desvinculado ao tema central da SBPC Sênior.
Ao longo dos anos a SBPC Jovem procurou se adequar às novas necessidades e solucionar problemas surgidos com a expansão de seus encontros. Isto sem perder de vista seu objetivo principal: integrar, unindo o lúdico a práticas educativas e de divulgação científica, alunos e professores do ensino fundamental e médio à reflexão e à prática da ciência.
* O credenciamento de imprensa poderá ser feito pelo site da Universidade Federal de Santa Catarina (http://www.sbpc.ufsc.br/).
SBPC – Assessoria de Imprensa
Maristela Garmes
Tel. 11 3259 2766 ramal 215
www.sbpcnet.org.br
Leia também:
Uma “Maratona Científica” na UFSC
Reunião da SBPC terá mostra de tecnologia
Reunião Anual da SBPC aproxima pesquisa básica e tecnologia








