Prêmio Opera Prima tem dois finalistas da UFSC

05/07/2006 14:27

O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (ARQ/UFSC) tem dois ex-alunos entre os 25 finalistas do Prêmio Opera Prima 2006: Estela Cristina Somensi e Jardell Farias. Promovida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), a competição reúne trabalhos de conclusão de curso apresentados por formandos em arquitetura e urbanismo de todo o país.

Os dois finalistas da UFSC, formados em 2005, trabalharam com temas bastante distintos. Jardell Farias projetou um crematório para a cidade de Florianópolis. Orientado pelo professor do ARQ César Floriano dos Santos, o trabalho propõe espaços diferenciados para os diversos momentos do ritual. “O momento de repouso e silêncio é possibilitado por seis salas de velórios, autônomas e resguardadas por um jardim. Nos momentos em que o ritual se torna público, a arquitetura adquire proporções monumentais”, explica Farias.

A outra finalista, Estela Cristina Somensi, apresentou uma pesquisa que propõe a utilização da madeira para diminuir a carência de moradias no Brasil, resolvendo questões de flexibilidade e baixo custo, mas sem descuidar da estética. “Procuramos amenizar os problemas da padronização e monotonia encontrados nos projetos habituais, evitar as modificações da habitação de forma desordenada e combater a questão de famílias vivendo de forma insalubre em habitações inacabadas”, afirma Estela, que foi orientada pelo professor do ARQ Michel de Andrade Mittmann.

Os trabalhos de Farias e Estela se destacaram entre os 476 que concorreram ao Opera Prima deste ano. Agora, eles aguardam a data da premiação, ainda não definida, quando cinco trabalhos serão eleitos os melhores. “Estar entre os finalistas é um ponto muito positivo no currículo, que ajuda na hora de enfrentar a concorrência e entrar no mercado de trabalho”, diz Estela.

De acordo com a coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, professora Maria Inês Sugai, a conquista dos ex-alunos é um indicador da qualidade do ensino na Universidade. “Este é o segundo ano consecutivo em que temos dois finalistas no Ópera Prima, que é um concurso reconhecido nacionalmente. Isso demonstra a qualidade de nosso curso e dos arquitetos e urbanistas egressos da UFSC”.

Fonte: Núcleo de Comunicação do CTC/Por Débora Horn