Questionário do Programa de Auto-Avaliação Institucional já pode ser preenchido
“Você pode, você deve avaliar! Comprometa-se com a UFSC!”. É com esse mote que o Programa de Auto-Avaliação Institucional (PAAI) da UFSC está convidando alunos, professores e técnico-administrativos do campus para avaliar a instituição. Desde a última segunda-feira, está disponível no site www.paai.ufsc.br um questionário eletrônico para a avaliação dos mais diversos aspectos da universidade, desde a infra-estrutura até as políticas de ensino. O prazo para responder as questões vai até o dia 17 de julho, mas pode ser prorrogado conforme o numero de participantes.
Desde 2004, todas as universidades e instituições de ensino superior são obrigadas a realizar um programa de auto-avaliação, devido à aprovação da lei que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes. Na UFSC, o PAAI é coordenado por uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), presidida pelo Pró-reitor de Ensino Marcos Laffin. Nos centros de ensino, existem as Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs). De acordo com o resultado do questionário, a CPA emitirá um relatório para as CSAs, para que as defasagens de cada centro possam ser remediadas.
Desde o lançamento do PAAI, que ocorreu no dia 31 de maio, várias atividades culturais têm sido realizadas no campus, para demonstrar à comunidade universitária a importância da auto-avaliação. Ontem à tarde, por exemplo, houve uma manifestação teatral em frente ao Centro de Comunicação e Expressão (CCE)
No primeiro dia de coleta, mais de 500 acadêmicos já haviam feito a avaliação, além de 25 professores e 20 técnico-administrativos. A expectativa da coordenação do PAAI é de que pelo menos 80% da universidade responda o questionário. O preenchimento não é obrigatório.
Por Gustavo Bonfiglioli / bolsista de Jornalismo da Agecom