Terapia do Riso no Hospital Universitário
Nos corredores dos ambulatórios do Hospital Universitário, da Universidade Federal de Santa Catarina sempre às segundas e quartas-feiras vão ocorrer eventos com o objetivo de alegrar o pessoal que espera atendimento médico.
Nesta quarta-feira, 17, a visita foi realizada por duas professoras do Núcleo de Desenvolvimento Infantil, da UFSC, que vestiram os personagens Maricreide e Rosicreide, duas irmãs manézinhas.
O calendário elaborado pela equipe da Sala de Leitura do HU, que tive início em março deste ano, acontece durante as manhãs, a partir das 8 horas, nos ambulatórios e na parte da tarde, a partir das 15 horas, a apresentação se dará aos pacientes internados no hospital.
O projeto da Sala de Leitura, inaugurada em novembro de 2005, no HU, chamou a atenção do Ministério de Educação por ser considerado pioneiro dentro de um hospital universitário.
Segundo Eva Maria Seitz, coordenadora da Sala de Leitura, o processo de humanização do hospital “está dando certo porque os pacientes internados no hospital já convivem e procuram pelos livros”. Para ela, estas visitas de atores que provocam o riso fazem com que “muitos rostos sofridos e desfigurados fiquem vermelhos de alegria e prazer”.
A equipe da Sala de Leitura convida, não só os artistas da cidade a se apresentarem no HU, mas também servidores, professores e estudantes da UFSC que tenham atividades artísticas para que venham conhecer os planos do projeto.
Os telefones para contato com Eva Maria e a Sala de Leitura são: (48) 3331-8086 e 98980-8275
Por Celita Campos/jornalista da Agecom