Equipe Mini Baja conquista bons resultados

05/04/2006 18:03

O carro Uiraçu, desenvolvido por estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conquistou o quarto lugar geral na competição de minibajas promovida pela Sociedade de Engenheiros de Mobilidade (SAE Brasil). As provas foram realizadas no útimo final de semana em Piracicaba (SP) e reniram cerca de 60 equipes, formadas por estudantes de engenharia do Brasil, da Argentina e dos Estados Unidos. Com esse resultado, dois estudantes da UFSC terão direito a assistir à SAE Midwest Mini Baja – principal competição da categoria no mundo – que ocorrerá de 24 a 27 de maio deste ano, em Milwaukee, nos Estados Unidos.

A Universidade também teve outro carro na disputa, o Ilhéu, que terminou em sexto lugar – mesma colocação obtida no ano passado. O desempenho do Uiraçu também foi semelhante ao de 2005, quando conquistou o terceiro lugar na competição. Segundo o capitão da Equipe UFSC Mini Baja, o estudante de Engenharia Mecânica Antônio Carlos Guimarães Neto, o desempenho em 2006 só não foi melhor por causa de problemas na parte elétrica do carro Uiraçu durante a prova de enduro, na qual terminou em quinto. “Se não fosse esse problema, poderíamos ter vencido a prova e terminado em segundo lugar geral”.

De acordo com o professor do Departamento de Engenharia Mecânica Lauro Nicolazzi, que coordena a equipe, o sucesso dos carros da UFSC era esperado, pois os projetos evoluíram muito nos últimos anos. “Trabalhamos sempre para aumentar a confiabilidade dos dois modelos. Além disso, o bom desempenho dos carros se deve à dedicação de nossos alunos.” A UFSC Mini Baja é formada por 16 estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Produção e Sistemas. Eles trabalham juntos no projeto e fabricação dos carros, mas dividem-se para trabalhar no Uiraçu e no Ilhéu nos dias de competição.

A equipe campeã da 12ª edição da SAE Brasil foi a Eesc-123, da Escola de Engenharia de São Carlos (SP). Em segundo lugar, ficou a Mauá 2, do Instituto Mauá de Tecnologia, também de São Paulo . Ambas representarão o Brasil na SAE Midwest Mini Baja. A terceira colocada, a Demec-08, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e a equipe da UFSC poderão levar dois representantes cada para assistir à competição.

FOnte: Núcleo de Comunicação do CTC/UFSC

Informações com o professor Lauro Nicolazzi por telefone (48 3331-9899 – ramal 202) ou lauro@grante.ufsc.br

Visite o site do projeto Mini baja em www.minibaja.ufsc.br

Conheça o Departamento de Engenharia Mecânica em www.emc.ufsc.br