Florianópolis recebe coral da Alemanha
O Teatro Álvaro de Carvalho recebe na terça, 14/3, o coral de câmara alemão Ruppin Vocalis. Regido por Hans-Peter Schurz, o coral se apresenta às 20h, com ingressos a R$10 (R$5 para estudantes e acima de 65 anos).
Criado em 1998, o coral Ruppin Vocalis é vencedor de concursos e festivais nacionais e internacionais. Seus 18 integrantes têm entre 35 e 40 anos (idade obrigatória). O repertório integra obras de Gastoldi, Hassler, Palestrina, Donati, M. Vulpius, Pierre Passereau, M. Frank, Thomas Morley, Orlando Di Lasso, H. Purcell, além de músicas do folclore alemão e internacional.
O regente Hans-Peter Schurz formou-se em Berlim como docente em música e regência. Lecionou até o ano de 2004, quando se aposentou. Atualmente rege vários corais em Berlim e Neuruppin, com os quais venceu concursos nacionais e internacionais. Apresentou-se em quase
todos os países da Europa, assim como no Japão, Estados Unidos, Argentina, Paraguai e Brasil. Regeu grandes obras (Bach, Mozart, Orff e outros) para coro e orquestra. Também ministra cursos e seminários de regência em vários países.
Em 2004 esteve em Florianópolis, na Udesc, e em outubro de 2005 em Campinas, na Unicamp. Porém, na última quarta, 8, o regente foi hospitalizado. Um substituto, de nome ainda não divulgado, acompanhará o coral.
A apresentação recebe o apoio da UFSC, do Governo do Estado de Santa Catarina, da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Transporte, da Fundação Catarinense de Cultura, do Diário Catarinense, da Associação Cultural Deutsch Welt e do Centro Cultural Pró-Música.