Nota à Comunidade Universitária
A comunidade universitária da UFSC tem acompanhado há dias os movimentos das categorias docente, técnico-administrativa e discente, em razão da paralisação de parte das atividades destes segmentos. Em todos os momentos o papel da administração central tem sido o de insistir no diálogo, buscando incansavelmente a garantia de que o funcionamento da instituição se paute pelo bom senso e pelo respeito às pessoas e ao patrimônio público.
No entanto, ações claramente identificadas como unicamente perturbadoras, têm ameaçado a legitimidade e a caracterização dos movimentos. Trata-se da presença e participação de pessoas sem envolvimento com a instituição e movidas por propósitos que divergem daqueles que todos defendemos: uma universidade pública, democrática, plural e responsável.
Neste sentido, e tendo em vista episódios recentes de desrespeito, agressão, ofensa e ameaça ao patrimônio, reiteramos neste momento a posição de manter os canais de diálogo, desde que existam condições para tanto. Não hesitaremos em buscar os meios legais e legítimos para preservar as relações entre as pessoas que buscam a construção de uma universidade comprometida com a sociedade, sustentada pelos princípios da responsabilidade pública e da defesa intransigente da Instituição.
Florianópolis, 20 de setembro de 2005.
A Administração Central da UFSC