Encontro discute interface entre segurança pública e mídia

21/09/2005 13:34

Acontece a partir desta quinta-feira, 22/9, no Hotel Maria do Mar, o “I Seminário Segurança Pública e Mídia – Construção Midiática da Violência”. O objetivo é discutir o papel da mídia na construção da percepção social da segurança coletiva e sua contribuição para uma melhor compreensão dos papéis e responsabilidades das instituições. O seminário é uma realização do Instituto de Pesquisas e Estudos em Segurança Pública (Ipesp) e do Laboratório das Violências (Levis), do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC. O evento prossegue até sexta.

A abertura, agendada para 14h30min do dia 22, vai contar com a presença do governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, o secretário de segurança pública e defesa do cidadão, o reitor da UFSC, Lúcio Botelho, o presidente da OAB e o presidente da Associação Catarinense de Imprensa. Às 16h começa a conferência “Uma questão de segurança Pública: A Construção Midiática da Violência”, com o professor Theophilos Rifiotis, do Levis.

O segundo dia de seminário terá duas mesas-redondas seguidas de debates: “Responsabilidade Social da Mídia e Segurança Pública” , às 8h30min, e “Segurança Pública: Experiências com os Meios de Comunicação, às 14h. Os debatedores serão Rifiotis e o assessor de imprensa da Secretaria da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, João Carlos Mendonça Santos.

Local: Hotel Maria do Mar, rodovia João Paulo, 2285, Bairro João Paulo, Florianópolis.

Informações e Inscrições gratuitas: 331 9714/ Levis, ou pelo e-mail ipesp@ssp.sc.gov.br.

Por Talita Garcia/ bolsista de Jornalismo da Agecom.