UFSC entrega material didático do programa da Educação de Jovens e Adultos

23/08/2005 16:24

Aconteceu na última semana na Escola Básica Municipal Vereadora Albertina Krummel Maciel em São José, a entrega de livros e materiais para as fases iniciais de escolarização da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Programa desenvolvido junto à Secretaria de Educação de São José. Esses materiais fazem parte do Projeto de Extensão/UFSC Processos de Educação de Jovens e Adultos e Formação Docente: Autoria e Qualificação de Materiais Didático-Pedagógicos, com financiamento aprovado pelo Programa de Apoio à Extensão Universitária voltado às Políticas Públicas – Proext 2004 da SESU/MEC.

Os livros, foram desenvolvidos pelo grupo de professores da Educação de Jovens e Adultos de São José, com a participação de professoras e alunas (dos cursos de Pedagogia e Educação Física) da UFSC, mediante o referido projeto de extensão. Desse modo, o projeto além de viabilizar ações de formação docente contribui para que os professores assumam a autoria de sua prática docente e de materiais didáticos pedagógicos, coerentes comas particularidades da EJA e a difusão dos mesmos, além de maior interação entre universidade e sociedade.

Estiveram presentes na atividade, a professora Eunice Nodari, Pró-Reitora de Cultura Extensão da UFSC, o professor Marcos Laffin Pró-Reitor de Ensino de Graduação, a professora Vânia Beatriz Monteiro do CED, coordenadora do projeto, a professora Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin – pesquisadora e organizadora dos materiais, a professora Maria Solange Coelho Borges, diretora de Ensino, representando a professora Rosa Maria Schmidt, da Secretária de Educação de São José/SC, as coordenadoras de Educação de Jovens e Adultos dessa secretaria, Isabel Christina Branco de Souza, Maria de Fátima H. Lemos e Rúbia, além do grupo de professores, autores dos livros e de uma turma de alunos de EJA, da referida escola. O projeto prevê ainda em sua continuidade outras ações formativas e acompanhamento/avaliação dos materiais.