Livro associa mídia e energia

16/08/2005 15:04

Será lançado nesta quarta-feira, 17/8, o livro “Energia, ambiente e mídia – Qual é a questão?”. Os autores são a jornalista Vânia Mattozo e o engenheiro C.Celso de Brasil Camargo, professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFSC. O lançamento acontece a patir de 19h, na Pizzeria San Francesco, em Florianólpolis. A publicação é da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC).

De acordo com os autores, no livro ciência e jornalismo colocam-se a serviço da questão energética. Centrado no desafio da sustentabilidade, o tema ganha consistência e profundidade, permitindo um debate contextualizado que supera, por exemplo, a cobertura jornalística. Ao aproximar ciência e jornalismo, a obra adquire base e legitimidade para advertir que a energia é fundamental “para todas as formas de existência”.

A publicação é ao mesmo tempo uma forma de socializar e tornar acessível ao público o precioso conhecimento produzido – e muitas vezes armazenado – nas universidades. Para aquilatar a importância da pesquisa, basta lembrar que ainda hoje, em tempos de globalização e era digital, um terço da população continua desprovida dos benefícios da energia elétrica. Os autores convocam o Estado para a necessidade inadiável de se adotar uma política energética sustentável. O conhecimento científico e tecnológico já está

disponível. Cabe à mídia, na outra ponta, informar corretamente as

pessoas, mobilizando a sociedade em torno de questões vitais, como é o caso da energia.

O livro “Energia, ambiente e mídia: qual é a questão?” utiliza uma linguagem simples, possibilitando ao leigo compreender um tema normalmente de domínio restrito à academia. Assim é também uma contribuição ao próprio jornalismo científico que, conforme assinalam seus fundadores no Brasil (J. Reis e Júlio Abramczyk), tem a função de fazer o meio-campo entre o cientista e a população em geral.

Mattozo e Camargo provam que, para divulgar a ciência, o

jornalista não precisa virar cientista, nem o cientista precisa virar jornalista. É, contudo, salutar que os dois lados afastem vaidades e interesses pessoais em nome da informação ética, precisa e útil à sociedade.

Energia, ambiente e mídia: qual é a questão?

Vânia Mattozo e C.Celso de Brasil Camargo

EdUFSC 2005;

183 págs; R$ 28,00

Para mais informações:

Celso de Brasil Camargo: 331-9731, ramal 217; 331-7035; e-mail:celso@labplan.ufsc.br

Vânia Mattozo: 231-5146; e-mail: v_mattozo@yahoo.com.br