Brasil sediará Compumag em 2009

10/08/2005 16:02

Daqui a quatro anos, Florianópolis será a sede do mais importante evento científico da área de modelagem numérica para eletromagnetismo. A proposta para que a cidade sediasse a 17ª COMPUMAG, em 2009, foi aceita pela Sociedade Internacional Compumag na última edição da conferência, que ocorreu há cerca de um mês na China. O Grupo de Concepção e Análise de Dispositivos Eletromagnéticos do departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina (GRUCAD/EEL/UFSC) fará a coordenação geral do evento.

Segundo o coordenador do GRUCAD, professor João Pedro Assumpção Bastos, a realização do evento no Brasil reforçará a tradição do País em pesquisas na área. “Estamos entre os cinco países que mais publicam estudos em eletromagnetismo. O entusiasmo com que nossa proposta foi aceita mostra o prestígio que os pesquisadores brasileiros conquistaram”, afirma Assumpção.

Além da UFSC, organizarão o evento a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade do Estado de São Paulo (USP). “São as instituições que têm os maiores e mais bem estruturados grupos de pesquisa em modelagem numérica para eletromagnetismo”, explica o professor. O GRUCAD já coordenou a organização da Conferência no ano de 1997, quando a sede foi a cidade do Rio de Janeiro.

A primeira edição da COMPUMAG foi realizada em 1976, na Inglaterra. Atualmente, o evento ocorre a cada dois anos, em uma espécie de “rodízio” entre países dos cinco continentes. Em 2007, será a vez da Alemanha sediar a conferência que vai anteceder a de Florianópolis. O evento reúne, em média, 500 pesquisadores de todo o mundo.

De acordo com o professor Assumpção, a organização da COMPUMAG 2009 já começou, mas será intensificada depois de 2007. “Por enquanto, estamos dando os primeiros passos, como a organização de um site oficial do evento. Depois da conferência da Alemanha, entraremos na etapa decisiva”, diz Assumpção.

Métodos numéricos: projetos mais baratos e em menos tempo

De acordo com o professor Assumpção, os métodos numéricos para cálculo de campos eletromagnéticos são aplicados para conhecer o comportamento físico de uma estrutura elétrica. Como exemplo dessas estruturas, ele cita os motores elétricos de carros e elevadores.

Até a década de 1980, esse cálculo era feito de forma aproximada, baseado em experimentos e na construção de um grande número de protótipos, o que encarecia os projetos. “Com os métodos numéricos atuais, pode-se otimizar uma estrutura no computador, o que significa um ganho de tempo e custos na concepção de uma nova estrutura”, explica o professor.

Assumpção afirma ainda que devido ao apoio dos métodos numéricos, puderam ser construídas novas estruturas de motores, que apresentam melhor desempenho. Além disso, o projeto dessas estruturas tornou-se mais preciso e de baixo custo. (DH)

Fonte: Núcleo de Comunicação do CTC/Por Débora Horn

LEIA matérias correlatas em www.ctc.ufsc.br/eel_livroassumpcao.htm e www.ctc.ufsc.br/livro_eel.htm

Informações com o professor João Pedro Assumpção Bastos 331- 9649 ou por jpab@grucad.ufsc.br

Informações sobre o GRUCAD em www.grucad.ufsc.br

Conheça o departamento de Engenharia Elétrica da UFSC em www.eel.ufsc.br