UFSC e Secretaria de Educação assinam convênio
O secretário de Estado da Educação, Jacob Anderle, assinou nesta segunda-feira o convênio com o pró-reitor de Ensino da Graduação, Marcos Laffin. O acordo oferecerá estágios não remunerados para alunos dos cursos de licenciatura, onde o estágio curricular é obrigatório. O governo vai disponibilizar as escolas para os estudantes estagiarem. A Universidade se responsabiliza pela supervisão e programação do projeto.
“As escolas ganham muito com os estagiários, porque eles trazem idéias novas, diferentes das apresentadas pelos professores e reciclam o aprendizado. Além de haver uma quebra na rotina de ensino, o que é sempre bom para estimular o interesse dos estudantes”, diz Anderle. O secretário explica que o número de vagas ainda não está definido, mas ele acredita que certamente será grande, pois o Estado possui muitos centros educacionais. Marcos Laffin conta que a definição da proposta foi feita nos últimos meses, mas o convênio era discutido há dez anos.
Cada disciplina do estágio curricular deve ter um professor responsável, que irá avaliar o desempenho do aluno e se foram cumpridas as metas estabelecidas. Cada curso terá uma carga horária específica, de acordo com seu regulamento. O convênio dura dois anos, podendo ser prorrogado. Alunos voluntários também podem participar.
Por Samia Barbosa/bolsista de jornalismo na Agecom