Núcleo de Gestão de Design da UFSC é premiado

24/05/2005 10:43

Três projetos do Núcleo de Gestão de Design, ligado ao Departamento de Expressão Gráfica da UFSC, receberão o prêmio Design Catarina –MPE (Micro e Pequena Empresa). A premiação será concedida no Simpósio Internacional Empresa & Mercado e Design que acontece nos dias 25 e 26 de agosto, no Costão do Santinho, em Florianópolis. Os projetos contemplados são o “Embalagem Premium para Cachaça Beleza”, o “Cachaça Hermes de Ré – O Design em Produtos da Agricultura Familiar” e “Agrupar: produtos rurais e design. Além desses, um terceiro projeto, “Valorização de Produtos da Agricultura Familiar – Caso Beleza”, vai receber o diploma de “Menção Honrosa”.

Baseados no fato de que os produtos alimentícios catarinenses provenientes da agricultura familiar não conseguem se destacar no mercado, estudantes e profissionais do Núcleo de Gestão de Design da UFSC desenvolveram o projeto que visa a valorização desses alimentos com a criação de embalagens, rótulos e logotipos capazes de destacar e diferenciar esses produtos dos concorrentes. No caso da Cachaça Beleza, da Beleza – Indústria de derivados da Cana-de-Açúcar, de Itapiranga, em Santa Catarina, foi desenvolvida uma embalagem “premium”, que a realça em relação às concorrentes como sendo de alta qualidade. Além disso, a nova embalagem da cachaça também proporciona maior proteção do conteúdo e a deixou mais apresentável até para ser um presente.

A Cachaça Hermes de Ré, produzida pelo senhor Hermes de Ré, de Palma Sola, até então era comercializada em garrafas plásticas de refrigerante (PET) e não possuía um rótulo que a diferenciasse das demais cachaças produzidas de forma artesanal. A cachaça era conhecida como “cachaça da lomba”, uma referência à residência do senhor Hermes, que fica no alto de um morro. O projeto para a Hermes de Ré deu identidade visual nova à cachaça. Agora ela é comercializada com a nova embalagem, passou das garrafas de PET para uma garrafa de 700ml, com tampa plástica na cor prata e um rótulo adesivo. Esta nova embalagem será apresentada na próxima Feira Internacional de Embalagens de São Paulo (Fispal) e no II Seminário da Qualidade da Cachaça 2005.

O terceiro premiado, referente à Agrupar – Associação de Grupos de Pequenos Agricultores de Canoinhas e Região, já foi tema de matérias no programa de televisão Globo Rural, no Canal Futura e na revista Globo Rural. A RBS TV de Santa Catarina também noticiou a respeito do projeto. Foi criado um selo de identificação para ser aplicado em todos os produtos do grupo, contendo a marca e a origem dos mesmos. Além disso, o projeto buscou alternativas para melhorar a aparência das feiras e barracas onde eram comercializados os alimentos. Aventais, bonés, camisetas e material para divulgação e esclarecimento das características dos produtos foram pensados juntamente com novos rótulos, visando a inserção do grupo em outros pontos de venda.

O projeto que deve receber a “Menção Honrosa” também envolve a indústria Beleza e desenvolveu a identidade visual comum a todos os produtos “Beleza” (cachaça, melado e açúcar mascavo). As cores e os tons usados nos rótulos lembram os produtos como o melado e o açúcar. O tipo de letra usado no nome “Beleza” remete à origem germânica de Itapiranga. Para o rótulo das cachaças as cores escolhidas foram a prata e a dourada. Foi também proposto usar a imagem do alambique do grupo no rótulo das embalagens. Alguns supermercados já manifestaram interesse em comprar a cachaça depois da mudança de aparência pela qual passou sua embalagem e rótulo.

Todos os projetos fazem parte de um maior, chamado “Valorização da Agricultura Familiar através do Design”, que tem como coordenador o professor Eugênio Merino, da UFSC. O projeto foi realizado com o apoio do Instituto de Planejamento e Economia Agrícola de Santa Catarina (CEPA), que através de um técnico mantém contato com os produtores, e a Secretaria da Agricultura do Estado de Santa Catarina.

De acordo com o livro “Valorização de Produtos da Agricultura Familiar através do Design – Projeto Mafra 2002/2003”, referente a experiência realizada na região de Mafra e publicado em 2004, em pesquisa realizada nos pontos de venda de alguns produtos, o resultado foi animador: 100% dos entrevistados gostaram da nova apresentação. Entre os motivos apresentados, destacaram-se qualidades como “belas” cores, aparência higiênica e melhor visualização dos produtos nas prateleiras, já que o rótulo se tornou maior.

Os projetos foram elaborados de maneira a usar materiais recicláveis ou reaproveitáveis quando possível, como o papelão e o alumínio. A parceria entre a UFSC, o Instituto CEPA e a Secretaria da Agricultura possibilitou o pagamento de bolsas para os estudantes envolvidos com os projetos, além de viabilizar as viagens e os equipamentos necessários para o Núcleo de Gestão de Design da universidade.

Em sua primeira edição, o “Design Catarina” foi composto por um júri internacional convidado para selecionar os melhores trabalhos inscritos. Poderiam participar as micro e pequenas empresas estabelecidas legalmente no estado de Santa Catarina, em duas categorias: design gráfico e design de produtos. O júri teve a tarefa de escolher 12 trabalhos, entre os 53 inscritos, que vão receber o troféu de premiação, além de outros 23 que devem ser contemplados com a menção honrosa.

O prêmio, promovido pelo Centro de Design do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), quer estimular os micro e pequenos empresários a usar o design como uma ferramenta capaz de aumentar a competitividade dos seus produtos nos mercados onde estão inseridos. Uma publicação específica relativa ao prêmio Design Catarina deve ser lançada, tratando de questões como a produção industrial e as mudanças relativas ao consumo depois que o design foi incorporado à gestão de negócios da empresa.

Informações: Núcleo de Gestão de Design, tel: 331-6614 ou ngd@ngd.ufsc.br

Por Talita Garcia/Bolsista de Jornalismo da Agecom