Trote integrado bem sucedido

04/03/2005 12:19

Para recepcionar os calouros de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia e Serviço Social os veteranos desses cursos realizam o Trote Integrado, pelo terceiro semestre consecutivo. Organizado pelos cinco Centros Acadêmicos dos cursos, o Trote Integrado está de acordo com as normas do Trote Solidário, evento elaborado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), com apoio do Banco do Brasil S/A, que promove atividades voltadas para a recepção dos calouros, norteadas pelos princípios de integração, amizade e respeito. Os melhores projetos elaborados pelos C.As., devidamente inscritos na PRAE, concorrem à premiação de R$ 2.500,00 distribuídos entre os três melhores projetos.

A organização do Trote Integrado está confiante em relação ao Trote Solidário. O trote realizado pelos cursos do Centro Sócio-Econômico e do Centro de Ciências Jurídicas, inclui comissão organizadora, regulamento e diversas atividades, sempre com o princípio de “respeito pela integridade física e moral dos calouros e defesa da Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade”. De acordo com a comissão organizadora, um dos pontos fortes do projeto Trote Integrado é a união de 5 Centro Acadêmicos para recepcionar os calouros, de forma que ocorra a integração entre os alunos dos curso envolvidos. Apesar de organizado por 5 C.A.s, o Trote Integrado foi inscrito no Trote Solidário como apenas um projeto.

foto Anderson Porto/bolsista de jornalismo da Agecom

foto Anderson Porto/bolsista de jornalismo da Agecom



Durante a apresentação do Trote Integrado, no auditório da Reitoria, a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis Corina Espíndola afirmou que o Trote Integrado serve de espelho para outros C.A.s, devido à organização, ao espírito de solidariedade e respeito aos calouros. Também estiveram presentes o diretor do Centro Sócio Econômico professor Maurício Fernandes Pereira e representantes do DCE da UFSC, ambos desejando boas-vindas aos calouros.

O Trote Integrado é uma disputa, mas entre os cincos Centros Acadêmicos, Caxif, Cale, Caad, Calis e Cacic. Arrecadação de alimentos não perecíveis, de livros e de agasalhos, que serão doados para uma instituição a ser definida, valem pontos para saber quem receberá a premiação de R$ 250,00 para uma turma da manhã e outra da noite.

Assim como o Trote Integrado, o Trote Solidário tem por objetivo substituir o trote tradicional que muitas vezes resulta em atos de violência e humilhação. A UFSC tornou proibido, desde 1997, o trote em geral. Nos artigos 127 e 128 do Novo Regulamento dos Cursos de Graduação da UFSC, ficam proibidos quaisquer tipos de coação e humilhação dos alunos, sendo, por outro lado, incentivada a recepção produtiva, que acolha os calouros e beneficie a comunidade, hoje conhecida como “trote solidário”.

Por Anderson Porto/bolsista de jornalismo da Agecom