Estudante da UFSC selecionada para programa de Bolsa na Espanha
Adriana Werner participa do Programa de Bolsas Miguel de Cervantes patrocinado pelo Grupo Santander
Selecionada para o Programa de Bolsas Miguel de Cervantes, a estudante catarinense Adriana Werner está desde janeiro na Universidade de Alcalá, na Espanha. Formada em letras portugês-espanhol, ela e mais 199 bolsistas foram recebidos por Virgilio Zapatero, reitor da universidade, durante evento que teve a presença de Alfonso Martinell, diretor geral de Relações Culturais e Científicas da Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECI), e Alfredo Albáizar, diretor de Convênio do Programa Universidades do Grupo Santander.
O Programa de Bolsas Miguel de Cervantes é uma parceria entre o Grupo Santander, a Universidade de Alcalá e a AECI em comemoração aos 400 anos de publicação do livro Dom Quixote de la Mancha, em 2005, eleito a melhor obra de ficção universal. Mais de 6.000 professores e graduados da América Latina e de outros países de língua espanhola concorreram às 200 bolsas de estudo para pós-graduação (doutorado e mestrado). O objetivo do programa é promover a interação entre docentes e discentes de diversos países com a cultura e a pesquisa acadêmica na Espanha.
Alfredo Albáizar diz que o Grupo Santander tem apostado em bolsas como esta. “Temos um compromisso com a América Latina, o que tem diferenciado o Grupo Santander de outras instituições financeiras.” Para Virgilio Zapatero, a Universidade de Alcalá tem forte vocação ibero americana. “O melhor que podíamos fazer era estreitar a relação e para isso contamos com o apoio do Santander. Agora queremos potencializar a criação de uma rede entre todos os países de cientistas ibero-americanos”, conclui.
Em 2004, o Grupo Santander patrocinou dois programas de bolsas para recém-formados e professores irem para a Espanha. O Becas Líder selecionou 60 estudantes de países ibero-americanos, entre eles sete brasileiros, para passar três semanas no país europeu. Karina Bernardes de Oliveira, recém-formada em letras, com habilitação em espanhol, pela UFSC, foi uma das selecionadas.Além de visitar pontos culturais do país – como o museu Guggenheim, na cidade de Bilbao – eles participaram de eventos com personalidades dos setores político e econômico espanhol. O outro programa de bolsas levou 31 professores da rede pública de São Paulo para fazer um curso intensivo de um mês de Língua e Culturas Espanholas na Espanha.
Santander Banespa
Superintendência de Relações com a Imprensa
(051) 3287-5582 Regional Sul
e-mails:dlbacal@santanderbanespa.com.br