Reitor avalia primeiro dia do vestibular

13/12/2004 16:37

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, professor Lúcio Botelho, avaliou como “muito positivo” o primeiro dia do Vestibular 2005. Segundo ele, houve poucos problemas e todos pequenos, como a demora na identificação ou o atraso dos candidatos. “Nossa equipe já trabalha há muito tempo para fazer esse trabalho, por isso tudo corre muito tranqüilamente”, confirma o reitor.

A expectativa é que no segundo dia do vestibular tudo corra igualmente sem grandes sobressaltos, a não ser os atrasos e problemas com a falta de documentos. Até agora, quatro alunos chegaram atrasados, e não puderam fazer a prova. Segundo os fiscais que guardam a entrada nos portões, é difícil proibir a entrada dos atrasados na sala, mas as regras são rígidas e não se pode abrir exceção.

Este é o segundo ano em que o vestibular é realizado em apenas dois dias de prova. Segundo o reitor, Lúcio Botelho, a experiência tem sido positiva, pois facilita o processo de avaliação. Alguns alunos, porém, têm reclamado do grande número de questões e provas diferentes “Eles dizem que se sentem esmagados pelo tempo de prova. Por isso, temos de reavaliar a questão”, afirma o reitor.

O tema voltará a ser discutido em março do ano que vem, num seminário a ser realizado pela UFSC para reavaliar a realização das provas do vestibular. Há diversas propostas de mudanças, mas, segundo o reitor, é preciso esperar os resultados da Reforma Universitária.

Durante toda tarde de hoje, o reitor Lúcio Botelho percorrerá as maiores instituições de ensino do continente, nas quais milhares de alunos fazem o exame. Saindo do Colégio Municipal Maria Luiza de Mello, o reitor visitará o Colégio Aníbal Nunes Pires, seguido do Elisa Andreoli, Irineu Bornhausen, Antônio Peixoto e Aderbal Ramos da Silva. Deixando o continente, Lúcio Botelho estará presente nos locais de prova que concentram mais vestibulandos – Instituto Estadual de Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica e o Colégio Catarinense.

Além do Reitor, uma comissão formada por três pró-reitores percorre outros colégios de Florianópolis: a Pró-Reitora de Cultura e Extensão, professora Eunice Sueli Nodari, o Pró-Reitor de Ensino de Graduação, professor Marcos Laffin e a Pró-Reitora de Pesquisa, professora Thereza Christina Monteiro de Lima Nogueira.

Por Willian Vieira/bolsista de jornalismo da Agecom