Homenagem à Maria Salute Chedid

14/10/2004 18:41

obra de Maria Salute Chedid

obra de Maria Salute Chedid

Abre nesta quinta-feira, dia 14, às 20 horas, no Espaço Cultural do Hall da Reitoria da UFSC, a exposição de artes plásticas em homenagem à professora e artista plástica Maria Salute Chedid, professora do Colégio de Aplicação da UFSC, falecida em setembro último, com trabalhos da homenageada e de outras artistas. A exposição ficará aberta à visitação do público até 31 de outubro.

Além das obras da homenageada, participarão da exposição oito artistas: Gisele Graf, Maria Albaneza da Silva Fogaça, Maria Esmênia Ribeiro Gonçalves, Marilene Jeremias, Sônia Regina de Brida Zanette, Rita de Cássia Eger, Yara Bianchini e, Zulma Borges, com trabalhos em diferentes técnicas: aquarela, pintura em acrílico, colagens e cerâmica. Ao todo são 26 trabalhos produzidos, na maioria, durante este ano.

Na exposição, haverá um trabalho interativo, onde será colocado à disposição dos visitantes uma tela medindo 80cm por um 01 metro, além de materiais como caneta acrílica, grafite, sementes de árvores, para o público interagir como se fosse um workshop.

obra de Zulma Borges

obra de Zulma Borges



Segundo Albaneza Fogaça, uma das artistas da mostra, “As pessoas que irão participar da exposição tiveram algum tipo de afinidade com Salute na sua vida profissional, tanto de professora como de artista. Por exemplo, Salute foi aluna de Gisele Graf em aulas de desenho e pastel seco e, aluna de Zulma Borges, em aquarela”.

Albaneza completa que “Desde o ano passado, havia uma exposição agendada para setembro deste ano com a participação da Salute. Como ela adoeceu, e sentiu-se impossibilitada de participar da exposição,

solicitou que fossem convidadas outras artistas. Com o falecimento de Salute, resolvemos formar esse grupo, e prestar uma homenagem a ela, juntamente com suas obras”.

Ao todo, serão apresentadas 17 obras de Salute nas técnicas de aquarela, colagem, pintura e escultura.

Na abertura da exposição haverá uma apresentação do duo de violões Folhas Secas, além de recitais de poesias.

Texto do Grupo sobre a Artista homenageada.

Maria Salute Chedid nasceu no dia 21 de novembro de 1943, no município de Morro da Fumaça, Santa Catarina. Aos nove anos de idade ingressou em um convento de freiras em Porto Alegre/RS, tornando-se

noviça mais tarde.

Em 1961, estabeleceu-se em Florianópolis, e aos 18 anos iniciou o Curso de Letras, na Universidade Federal de Santa Catarina, formando-se em Português e Inglês.

Casou-se com Afonso Chedid e teve três filhos: Diogo, Douglas e Mateus. Atuou em diversos colégios,lecionando português, como: Colégio Coração de Jesus e Colégio de Aplicação da UFSC, onde se

aposentou.

Especialista em Patchwork, dedicou-se incansavelmente à esta arte, e, com muita habilidade, deixou um rico acervo. Com seu espírito criador, participou de vários cursos e oficinas, conquistando uma gama de conhecimentos pictóricos, o que a levou a lecionar e dividir descobertas em todas as técnicas e estilos de pintura.

Abriu com seu grupo de arte o “Ateliê: Heranças e Lembranças”, nome este, idealizado por ela, onde, juntamente com sua equipe, produziu inúmeros trabalhos em diferentes técnicas.

Faleceu em Florianópolis em 2 de setembro de 2004, deixando imensas saudades a todos que com ela conviveram, e tiveram o privilégio de conhecê-la.

Esta Exposição presta uma homenagem à querida artista, cuja sensibilidade e habilidade pictórica se fazem presentes e se eternizarão em suas obras.

Esta exposição é uma realização do DAC-Departamento Artístico Cultural, vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFSC.

O evento conta com o apoio cultural de Finter: internet e comunicação e, de Frango & Fritas

Fonte: CW/DAC-PRCE-UFSC