Núcleo de Estudos da Terceira Idade forma nova turma
O Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) da UFSC realiza nesta sexta-feira, 28/11, a formatura de mais uma turma do Curso Avós na Universidade. A cerimônia acontece às 19h, no auditório da Reitoria da UFSC.
O Curso Avós na Universidade possui a duração de 3 semestres, com uma aula semanal. O objetivo é promover a discussão entre os idosos sobre o seu papel dentro do convívio familiar. Para ingressar no curso o aluno tem que ter no mínimo 50 anos. A turma possui 14 pessoas e as aulas são ministradas a partir de várias didáticas, como aulas expositivas e painéis. No final do curso os alunos escrevem um livro sobre sua história de vida e trocam seus relatos com os colegas.
A professora do curso, Mônica Joesting Siedler, acredita que essa experiência é muito rica para os alunos, pois a carga de aprendizado e as resistências criadas por eles ao longo dos anos são muitas. “A socialização das experiências dentro do grupo possibilita a diminuição dessas resistências perante as mudanças da sociedade moderna”, avalia a professora.
Outra formatura que acontece no dia 5 de dezembro é do Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica do NETI. A cerimônia religiosa inicia às 18h, no Templo Ecumênico da UFSC, e a entrega de diplomas acontece às 19h30, no auditório da Reitoria da UFSC.
O Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica já existe há 13 anos com o objetivo de promover o desenvolvimento, a integração social e comunitária das pessoas da terceira idade. Os alunos cursam durante 6 semestres, com duas aulas semanais, disciplinas como Direito, Filosofia, Sociologia, entre outras. Ao final do curso o aluno escreve um livro sobre sua vivência durante esse período de aprendizagem e esse relato é trocado entre os outros participantes.
A metologia do curso é variada com aulas teóricas e práticas, atividades complementares e estágio na comunidade. O formando sai apto para enganjar-se em trabalhos comunitários na área de gerontologia e capaz de planejar e executar programas voltados à terceira idade.
Outra conseqüência da existência do curso do NETI é que várias instituições sociais, como Associação de Monitores da Ação Gerontológica/AMAG, Intercâmbio Comunitário em Gerontologia, entre outras, foram criadas após a fundação do curso e os estudantes que se capacitam nele podem atuar nesse mercado.
Para mais informações e inscrições o telefone do NETI é 3319445 ou pelo site www.neti.ufsc.br