Projeto 12:30 recebe o Rei do Banjo
Nesta quarta-feira, 08 de outubro, o Projeto 12:30 traz para a Concha Acústica o rei do banjo, Dudu. Ele estará se apresentando com a Banda Papadu, formada por Dudu, no banjo e na guitarra, e por seus filhos Francisca (baixo), Emmanuel (guitarra) e Ícaro (bateria).
Famosa pelo tom de improvisação que dá aos shows, a banda instrumental Papadu mistura ritmos como jazz, rock e blues. “A gente faz o que quer, cada show é diferente do outro”, conta Dudu que, cansado de procurar parceiros bons para tocar, comprou diversos instrumentos para que seus filhos pudessem aprender. “Senti que a molecada tinha gosto pela música”, lembra. A idéia do “papai Dudu” – origem do nome da banda – deu tão certo que já tem até um disco, `Em Improviso`, lançado no segundo semestre de 2001.
As influências vêm de um cruzamento de duas gerações: a geração do jazz, do blues e do rock clássico, a que pertence Dudu, e a geração da surf music, gosto principal dos filhos. O resultado é um show com músicas simples – de três acordes – onde impera o improviso e versões de clássicos do rock.
Francisco Eduardo de Souza Pereira, o Dudu do banjo, começou sua carreira musical em meados da década de 50, quando passou a tocar na Paulistânia Jazz Band, junto com Booker Pittman, um dos principais “jazzistas” da época. Em 58, influenciado pela febre do rock, que começa a surgir no Brasil, Dudu largou o banjo, comprou uma guitarra elétrica e montou o grupo The Avalons. Dois anos mais tarde volta a tocar jazz ao lado de Dick Farney, com quem apresentava o famoso espetáculo de música Jam Session da Folha de São Paulo. Em 62, Dudu vai para a Europa com a cantora Miúcha, irmã de Chico Buarque e Baden Powell, seu “companheiro de cerveja”.
Em países como França, Grécia e Itália, o trio tocava jazz, rock e bossa nova em lugares turísticos e metrôs. De volta ao Brasil, em 69, Dudu passa a morar em Ubatuba, litoral de São Paulo. Quatro anos mais tarde, começa a tocar na Traditional Jazz Band, com a qual viajou para os Estados Unidos. E hoje, depois de ficar alguns anos longe da música, Dudu volta aos palcos ao lado dos filhos com a Papadu.
O Projeto 12:30 é realizado pelo DAC – Departamento Artístico Cultural da UFSC e apresenta semanalmente atrações de cunho cultural, grupos de música, dança e teatro. Artistas interessados em participar devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 331-9348/ 331-9447 ou por e-mail, enviando mensagem para projeto1230@dac.ufsc.br.
SERVIÇO:
Show da Banda Papadu
Onde Projeto 12:30, na Concha Acústica da UFSC Quando 08 de outubro de 2003, quarta-feira, às 12h30
Quanto Gratuito e aberto ao público Programa Músicas próprias e covers de clássicos do rock
Telefone
48 9977-7312 c/ Dudu