HU discute aplicação de verbas do programa mãe-canguru

15/05/2003 17:14

A reunião acontece a partir de 9h e vai ter a presença do reitor da UFSC, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, do Vice, Lúcio Botelho, de representantes do BNDES, além do Diretor Geral do HU, Fernando Machado, chefias do serviço de neonatologia e de membros da comissão de implantação da atençao humanizada ao recém-nascido de baixo peso, mais conhecido como projeto mãe canguru. As verbas do BNDES foram repassadas a fundo perdido, no valor de R$ 205.000,00.

O Método Mãe Canguru é uma metodologia para assistir os recém-nascidos de baixo peso, que necessitam de cuidados especiais nas primeiras semanas ou meses. Esta metodologia se caracteriza por utilizar poucos recursos financeiros e ao aproximar a criança da mãe (a criança é colocada junto ao corpo da mãe e desta recebe o calor suficiente para se manter aquecida, substituindo equipamento.

Este método teve início na Colômbia e pode assegurar a diminuição da

mortalidade infantil em comunidades carentes. No Brasil o Método é usado como complementar à tecnologia, permitindo a alta precoce de unidades de UTI neonatais e mesmo a alta hospitalar, disponibilizando mais leitos aos outros necessitados.

Os recursos do BNDES serão aplicados na reforma de uma área já existente no Hospital, de modo a permitir oferecer o método Mãe Cangurú´para até oito mulheres. “Acreditamos que desta forma, além de promover a incorporação desta nova modalidade de abordagem dos RN de baixo peso, estaremos também possibilitando aumentar a humanização do atendimento nesta área específica, pois o carinho e atenção maternos são os fundamentos deste método.

Mais informações poderá ser obtida com a Dra. Clarice (ramal 9184) ou com a Psicóloga Zaira (ramal 8035).