Grupo de Astrofísica recebe verbas da Funcitec
O Grupo de Astrofísica da UFSC recebe na terça-feira, 24/9, cheque de R$ 50 mil da Funcitec para desenvolvimento do projeto ‘Educação em Ciências com Observatórios Virtuais’. A iniciativa financiada pela Fundação Vitae reúne grupos de pesquisa em Astrofísica da UFSC, UFRGS, UFRJ, USP, a UFRN e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (INPE), além de pelo menos uma escola secundária ligada a cada uma destas instituições – no caso de Santa Catarina, o CEFET, antiga Escola Técnica Federal de Santa Catarina. Isso porque o público juvenil será, na primeira fase do projeto, o principal beneficiado. O objetivo é criar uma rede de observatórios e fazer do fascínio pelos astros, e da ciência voltada a seu estudo, a Astrofísica, um instrumento para despertar o espírito científico no estudante. A entrega do cheque acontece às 14h30min, no Gabinete do Reitor.
O projeto está permitindo a compra de seis telescópios de que serão usados para montar a rede de telescópios robóticos. A importação já está sendo feita e os instrumentos devem chegar ao Brasil em novembro. Um deles será instalado no observatório da UFSC e vai servir como base para a conclusão do desenvolvimento e para a fase de testes do protótipo de um telescópio robótico – a automação permitirá que uma seqüência de observações seja executada de forma autônoma, sem a necessidade de um astrônomo para controlar o telescópio, e também de forma inteligente, decidindo que objetos observar de acordo com as condições climáticas do momento. Os outros telescópios da rede funcionarão com o mesmo sistema de controle/operação do protótipo em desenvolvimento na UFSC. O projeto de desenvolvimento de telescópios robóticos também conta com financiamento do CNPq e com recursos adicionais dos projetos PRONEX, Instituto do Milênio MEGALIT e PROFIX.
Informações com os professores Raymundo Baptista – bap@fsc.ufsc.br – ou Roberto Cid Fernandes Jr. – cid@fsc.ufsc.br, fone 331 9072