UFSC tem 24 classificados no Vestibular 2002 que poderão estudar na Espanha

29/08/2002 17:38

Fotos: Paulo Noronha

Fotos: Paulo Noronha

O reitor da UFSC, Rodolfo Pinto da Luz, e o reitor da Universidade de Castilla La Mancha (UCLM), Luis Alberto Arroyo Zapatero, assinaram na quarta-feira, 28/8, convênio permitindo que estudantes que tenham prestado o Vestibular 2002 da UFSC façam o curso de graduação na Espanha. A UCLM está oferecendo 30 vagas para o curso de Direito, 30 para Economia, 10 para Administração, 10 para Agronomia, 10 para Computação e Sistemas de Informação, 10 para Tecnologia de Alimentos e 10 para Engenharia Química. O total de 110 vagas será dividido entre a UFSC, a Universidade Federal de Pelotas e a Universidade Federal de Viçosa.

Na UFSC, as vagas foram destinadas apenas aos alunos que foram aprovados no vestibular do ano passado para o segundo semestre e aos que estão na lista de classificação, mas não conseguiram uma vaga. A UFSC tem 24 candidatos, oito para o curso de Administração, cinco para Economia, quatro para Direito, três para Computação e dois para Engenharia Química.

Pais e estudantes também participaram da reunião de assinatura de convênio. O grupo conheceu a delegação da universidade espanhola, assistiu um vídeo sobre os cursos e as instalações da UCLM e esclareceu dúvidas sobre o estudo e a vida na Europa. Os alunos ganharão uma bolsa que inclui a matrícula e o seguro-saúde, mas terão que pagar uma mensalidade de US$ 500,00, que cobre as despesas com alimentação, moradia em alojamento universitário com quarto individual, acesso a internet e videoconferência.

Pais e filhos participaram da assinatura

Pais e filhos participaram da assinatura

Durante a graduação, os estudantes terão a oportunidade de cursar algumas disciplinas em outras universidades européias conveniadas com a UCLM. Também terão a disposição uma psicóloga brasileira, contratada pelo reitor espanhol para apóia-los. Além disso, as universidades estão buscando um acordo entre os dois países para que exista uma dupla titulação, ou seja, um diploma válido no continente europeu e no Brasil. Antes da viagem, os estudantes terão um curso de espanhol gratuito de cem horas na UFSC.

Mais informações pelo telefone 331-9334 ou 331-8307, com a Professora Eunice Nodari ou com Vanderli. Informações sobre a UCLM no site www.uclm.es/