2ªSEPEX: público assiste simulações de acidentes

12/06/2002 14:23

Fotos: Jones Bastos/Agecom

Fotos: Jones Bastos/Agecom

Todos os dias, o público que visita a 2ª SEPEX pode assistir a uma simulação de acidente de trânsito, às 11h, do lado de fora da lona principal, com atendimento, transporte de vítimas e procedimento de bombeiros. A simulação faz parte do estande sobre emergências, que engloba o Núcleo Multidisciplinar de Estudos sobre Acidentes de Tráfego (NAT) e o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPET). A intenção é apresentar para o público o atendimento em acidentes de trânsito, em desastres (grandes acidentes nas BRs, enchentes) e até emergências em consultórios odontológicos.

Quem visitar o estande pode assistir a um vídeo que mostra um exercício de simulação de um grande desastre na SC-401, com muitas vítimas e um carro incendiado. O exercício é uma prova prática que testa a capacidade de resposta dos hospitais aos acidentes e o conhecimento adquirido por quem faz o treinamento.

Além do vídeo, o estande tem kits de emergência e um kit usado em partos. O público pode aprender a fazer imobilização e parto com um boneco e a orientação de um instrutor. Segundo a equipe, eles seguem o lema “aprenda fazendo”.

Nas paredes, estão expostos os índices de acidentes rodoviários dos últimos anos. A UFSC fez uma parceria com o Ministério do Trabalho e lançou a campanha “Amigo da Vez”, que propõe que as pessoas façam um rodízio. Assim, em um grupo de amigos que saem, um deixa de beber pra ficar responsável pelo volante e garantir a segurança de todo o grupo. Em uma próxima vez, outro ficaria com a responsabilidade. O projeto foi lançado terça-feira, dia 11.