Projeto 12:30 traz Break, Grafite e Rap

16/04/2002 16:31

Nesta quarta-feira, 17 de abril, o Projeto 12:30 recebe o Nação Hip Hop na Concha Acústica da UFSC. O Nação é um projeto do Movimento Hip Hop Organizado do Estado de Santa Catarina. De acordo com Cláudio Rio, membro da direção estadual do Movimento, o grupo tem como principal objetivo tirar os jovens do narcotráfico e do crime organizado através dos elementos do Hip Hop que são o Grafite (artes plásticas de rua), o Break (dança de rua), o DJ (Rap, ritmo e poesia), e o MC (Mestre de Cerimônia).

No 12:30, o nação vai trazer dois grupos musicais que representam facções diferentes do mundo hip hop. De um lado a Banda Spiguel, da nova geração, usando instrumentos. Juntos desde fevereiro de 2000 a formação é com Wagner Cachaça no vocal, David na bateria, Valter na guitarra, Rudy no baixo e Marinho na guitarra. Kchaça define o estilo da banda como Hip Rap Hop Reggae. Do outro, o tradicional grupo Negrociação que se formou em 1999 com o rapper Tha Gattha e o Preto Alú. Ex-morador do Morro do 25, Tha Gattha define: “a vida é um milagre”. Ele conta que as cenas de violência que passam na televisão são cenas do cotidiano no morro. Dançarinos e uma grafiteira também farão performances.

O rapper e dançarino Aranha está morando num albergue de presos. Ele foi condenado por seqüestro e assalto a mão armada. Aranha diz que trocou a vida de risco pela arte. “Também larguei as drogas. Sou viciado agora em rap e mulher é claro.”

Em janeiro de 2001 o grupo estreou um programa na TV Cultura com o intuito de discutir questões da realidade do jovem da periferia. Segundo Cláudio Rio o projeto ajuda a amenizar estatísticas como a que mostra nas favelas, os jovens não chegam aos 15 anos de idade. “Ou eles são assassinados pelo narcotráfico, pelo crime organizado ou pela fome, ou se tornam mais um número na trágica estrutura prisional do país”.

O Nação Hip Hop produziu o CD Nação Brasil Sul, que reuniu quinze grupos do Centro-Sul do País (SP, PR, RS e SC), com capa do fotógrafo Sebastião Salgado.

O Projeto 12:30 é uma iniciativa do DAC – Departamento Artístico da UFSC – e acontece toda Quarta-feira às 12:30, na Concha Acústica, em frente ao prédio do CCE (Básico). Este é o décimo ano de realização do projeto e a cada semana há uma atração diferente. A procura do projeto pelos artistas cresce a cada ano. Neste ano, os shows começaram em fevereiro. Quem tiver interesse em participar do Projeto 12:30 pode fazer a inscrição no DAC, no prédio da Igrejinha da UFSC. Informações no fones: 331-9348 ou 331-9447.

SERVIÇO:

Quem

Nação Hip Hop apresentando:

Banda Spiguel

Wagner Cachaça – vocal

David – bateria

Valter – guitarra

Rudy – baixo

Marinho – guitarra

Grupo Negrociação

Tha Gattha – rapper

Preto Alú – rapper

Dançarinos

Grafiteiros

Onde

Projeto 12:30, na Concha Acústica da UFSC

Quando

17 de abril de 2002, Quarta-feira, às 12:30 horas

Quanto

Aberto gratuitamente ao público

Programa

Break, Grafite e Rap

Telefone

9992 9209 – Nação Hip Hop com Cláudio Rio / 99924418 – Negrociação com Tha Gattha / 9997 9934 – Spiegel com David