Projeto 12:30 terá banda Maria Preá

02/04/2002 17:52

Maracatú, frevo, xote, baião e canções do bumba-meu-boi são alguns dos ritmos que fazem parte do repertório da banda Maria Preá, que se apresenta nesta quarta-feira no Projeto 12:30. Juntos desde 1999, os cinco músicos da Maria Preá querem resgatar e valorizar as raízes da cultura brasileira.

A formação do grupo é com Fábio Mazzon no pandeiro e percussão, Pedro Cury no violão, Márcia Navai na percussão, Jeoh Leal no berimbau e percussão e Laetícia Madsen na voz. O grupo já fez apresentações na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro Integrado de Cultura (CIC), na cafeteria Pé de Café no Campeche e em casas de forró como La Pedreira, na Lagoa da Conceição.

Agora, os músicos estão fazendo a pré-produção de um CD para ser lançado futuramente se conseguirem patrocínio. São 15 músicas de compositores brasileiros como os maranhenses César Teixeira, Josias Sobrinho e João do Vale.

A banda faz parte do Projeto Cultural Maria Preá, fundado e dirigido pela cantora Laetícia Madsen. Além de pesquisar sobre as manifestações artísticas nacionais, o projeto forma músicos percussionistas e dançarinos através de oficinas. A denominação Maria Preá é uma junção do nome feminino mais comum no Brasil, com um mamífero roedor que se reproduz rapidamente. Laetícia diz que a intenção do projeto é relembrar e reproduzir tradições já esquecidas.

A idealizadora do Projeto Maria Preá, Laetícia Madsen nasceu em Belo Horizonte (MG) mas foi para São Luiz (MA) muito nova. Lá aprendeu teatro com Tácito Carvalho e Aldo Leite, ambos famosos atores da região.

O Projeto 12:30 é uma iniciativa do DAC – Departamento Artístico da UFSC – e acontece toda Quarta-feira às 12:30, na Concha Acústica, em frente ao prédio do CCE (Básico). Este é o nono ano de realização do projeto e a cada semana há uma atração diferente. A procura do projeto pelos artistas cresce a cada ano. No ano passado 170 artistas se apresentaram para um público total de 12 mil pessoas. Neste ano, os shows começaram em março e a agenda já está praticamente lotada até junho. Quem tiver interesse em participar do Projeto 12:30 pode fazer a inscrição no DAC, no prédio da Igrejinha da UFSC. Informações no fones: 331-9348 ou 331-9447.

SERVIÇO:

O que

Show da Banda Maria Preá

Quem

Fábio Mazzon – pandeiro e percussão

Pedro Cury – violão

Márcia Navai – percussão

Jeoh Leal – berimbau e percussão

Onde

Projeto 12:30, na Concha Acústica da UFSC

Quando

03 de abril de 2002, Quarta-feira, às 12:30 horas

Quanto

Aberto gratuitamente ao público

Programa

Músicas inspiradas em diversas áreas da cultura brasileira

Telefones

237 3543 – falar com Laetícia Madsen