Filosofia promove `Dois Dias com Suppes`

17/04/2002 15:16

O Núcleo de Epistemologia e Lógica do Departamento de Filosofia e o Grupo de Lógica e Fundamentos da Ciência/UFSC/CNPq promovem na próxima semana “Dois dias com Patrick Suppes”. O encontro será realizado na segunda e terça-feira – 22 e 23/4 – quando Patrick Suppes, professor emérito de filosofia da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos visita a UFSC. O professor é um dos mais importantes filósofos da ciência da atualidade. Na segunda, Suppes fará conferência sobre o tema “Rationality and Freedom”, às 19h, na Sala dos Conselhos. O evento é aberto aos interessados.

Suppes tem contribuições essenciais em várias áreas, como os Fundamentos da Física, Lógica e Linguagem, Filosofia da Mente, Fundamentos da Psicologia e foi um dos pioneiros no ensino da matemática por computador ainda na década de 1950. “Sua visita à UFSC é fato distintivo, atestando a excelência de nossa universidade também em atividades envolvendo a lógica e suas relações com a filosofia e os fundamentos da ciência”, avalia o professor Décio Krause, Coordenador do Núcleo de Epistemologia e Lógica do Departamento de Filosofia da UFSC.

Durante a visita do professor, diversos pesquisadores de outras universidades brasileiras estarão presentes, proferindo palestras e mantendo contatos sobre temas de pesquisa com professores e alunos da UFSC. Mais detalhes e programação podem ser vistos em

www.cfh.ufsc.br/~nel

Programa

– Conferência RATIONALITY AND FREEDOM

P. Suppes (Stanford University)

Dia 22, 19h, na Sala dos Conselhos, Prédio da Reitoria da UFSC.

– Comunicações

(Dia 23, Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas – UFSC)

9h30min – J. -Y. Béziau (Stanford/LNCC-Rio), “Identity and Congruence”

10h15min – A. S. Sant`Anna (UFPR), “Physics without spacetime”

11h – D. Krause (UFSC), “The logic of quantum non-individuality”

13h45min – M. Kritz (LNCC-Rio), “Fundamental problems of life sciences”

14h – F. A. Doria (IEA-USP), “Unprovability in ZFC of a sentence related to the P?=NP question”

15h15min – J. A. de Barros (UFJF), “The complet harmonic oscillator”

16h – T. Pequeno (UFCE) “Is a logic of practical reasoning feasible?”

17h – Mesa final: “Trends in the Foundations of Science” (com P. Suppes e N. C. A. da Costa -USP)