UFSC integra novos projetos Genoma

21/03/2002 16:31

Todos os projetos envolvem estudantes

Integrado ao Projeto Genoma Brasileiro – Rede Nacional de Seqüenciamento desde o ano passado, o Laboratório de Protozoologia (MIP/CCB) está participando de dois outros programas genoma. Um deles é a Rede Sul de Análises de Genoma e Biologia Estrutural – Programa de Investigações de Genomas Sul (PIGS). Trata-se de um projeto que será realizado por diferentes instituições de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. O primeiro trabalho dos dez laboratórios que compõem a Rede Sul de Análises será o seqüenciamento do genoma da bactéria Mycoplasma hyopneumoniae, que é causadora da pneumonia de suínos de criação. O projeto tem o suporte do MCT/CNPq, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) e da Associação Nacional de Criadores de Suínos.

“A escolha do Mycoplasma hyopneumoniae foi baseada, entre outros fatores, nas perdas atuais na criação de suínos pela infecção por este microorganismo, sendo superiores a U$ 200 milhões por ano”, explica o professor Edmundo Grisard, do Laboratório de Protozoologia da UFSC. “O microorganismo causa pneumonia no animal e se não o leva a morte direta, prejudica seu crescimento, favorecendo inclusive o estabelecimento de outras infecções”, explica o professor. Segundo ele, um dos diferenciais deste projeto genoma será o envolvimento dos integrantes desde o seqüenciamento do genoma da bactéria até a produção de vacinas.

O trabalho para mapear o genoma da bactéria inicia em julho e está dividido em três etapas. Na primeira, os segmentos de DNA serão seqüenciados por todos os laboratórios. Depois, serão selecionados fragmentos de DNA (genes) com informações relevantes para uso em testes de diagnóstico e produção de vacinas. Na terceira fase os genes escolhidos serão utilizados para o desenvolvimento de testes diagnósticos e elaboração de vacinas. A conclusão do projeto está prevista para setembro de 2003. Na Região Sul, a suinocultura propicia empregos, diretos e indiretos, a 2,5 milhões de pessoas, pois 34% do rebanho nacional está na região, o que corresponde a cerca de 36,5 milhões de suínos.

GENOMA DO PARANÁ

A UFSC está também participando do Programa Genoma do Estado do Paraná (Genopar). Por meio desse projeto será seqüenciado o genoma da bactéria Herbaspirillum seropedicae. A bactéria foi escolhida por apresentar como principal característica a fixação de nitrogênio no solo, o que pode levar a uma redução do uso de fertilizantes nitrogenados na agricultura. O uso desse tipo de fertilizante gera custos superiores a U$ 420 milhões por ano no Brasil.

A iniciativa tem apoio do MCT/CNPq e do Governo do Estado do Paraná. Na UFSC, o projeto será realizado por professores do Centro de Ciências Biológicas – através do Laboratório de Protozoologia, que já possui um equipamento de seqüenciamento de DNA – e do Centro de Ciências Agrárias. No CCA, o programa vai permitir a instalação de mais um seqüenciador automático de DNA, junto ao Departamento de Fitotecnia (CCA) da UFSC. O equipamento estará sob a responsabilidade dos professores Miguel Pedro Guerra e Rubens Nodari. Atualmente a UFSC já conta com um equipamento deste porte no Laboratório de Protozoologia, onde vêm sendo realizadas as pesquisas do Projeto Genoma Brasileiro – Rede Nacional de Seqüenciamento e também da Rede Sul de Análises de Genoma e Biologia Estrutural – Programa de Investigações de Genomas Sul (PIGS).

“Cabe salientar que um dos objetivos de ambos os projetos é a formação de recursos humanos, o que reafirma a posição da UFSC no contexto estadual e nacional”, avalia o professor.

Mais informações com os professores Edmundo Grisard e Mário Steindel, fone 3315163 ou 331 9512. Também no site do Laboratório de Protozoologia, www.proto.ufsc.br.