Notícias da UFSC
  • Laboratório de Moluscos Marinhos põe à venda novo lote de sementes diploides de ostras do pacífico

    O Laboratório de Moluscos Marinhos que integra o Departamento de Aquicultura do Centro de Ciências Agrárias (LMM/CCA/UFSC) comunica a disponibilidade de sementes de ostras do pacífico excedentes produzidas por sua unidade de pesquisa, extensão e ensino, situado na Estação de Maricultura Prof. Elpídio Beltrame, na Servidão dos Coroas, 503 (Barra da Lagoa). Encontra-se disponível para venda um lote de 1.650.000 sementes diploides de ostras do pacífico ao valor de R$ 45,00 o milheiro. O valor do milheiro é baseado no histórico de custos do Laboratório de Moluscos Marinhos e no preço praticado por laboratório privado em Santa Catarina.

    Mais informações pelo número (48) 3721 2709 ou pelo e-mail lmm.cca@contato.ufsc.br.


  • Conselho Universitário realiza reunião extraordinária nesta terça, 23

    O Conselho Universitário terá uma sessão extraordinária nesta terça-feira, 23 de junho, às 14h, no formato híbrido. Presencialmente o encontro ocorre no auditório da Sala Professor Ayrton Roberto de Oliveira  e virtualmente, por meio do serviço Conferência Web da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

    A pauta seguirá a seguinte ordem:

    Expediente:
    Justificativas de ausência das/dos conselheiras/conselheiros;
    Comunicações da presidência;
    Deliberação acerca da ordem do dia;
    Apreciação da Ata da sessão ordinária do Conselho Universitário realizada em 12 de maio de 2026;

    Ordem do dia:
    Processo nº 23080.066659/2024-67
    Requerente: Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (PROGRAD);
    Objeto: Apreciação da proposta de Resolução de Projetos Pedagógicos e Programas e Planos de Ensino dos Cursos de Graduação da UFSC (atualização da Resolução nº 03/CEPE/84, de 5 de abril de 1984);
    Relatoria: Conselheiro Roberto Antônio Finatto; Relatoria de vista: Conselheira Michele Monguilhott;

    Processo nº 23080.042909/2022-10
    Requerente: Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (PROGRAD);
    Objeto: Apreciação da proposta de resolução normativa para instituir a Política Institucional de Formação de Professores e de Professoras da UFSC;
    Relatoria: Conselheiro Jéferson Silveira Dantas; Relatoria de vista: Conselheiro Alex Degan;

    Processo nº 23080.061048/2025-11
    Requerente: Pró-Reitoria de Extensão (PROEX);
    Objeto: Apreciação da proposta de Resolução Normativa sobre as normas que regulamentam as ações de extensão na UFSC em conformidade com a Política de Extensão da UFSC;
    Relatoria: Conselheiro Cleyton de Oliveira Ritta;

    Processo nº 23080.068904/2025-51
    Requerente: Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG);
    Objeto: Apreciação de proposta de alteração das normas para realização de Estágio Pós-Doutoral na UFSC (alteração da Resolução Normativa nº 173/2022/CUn, de 25 de outubro de 2022, e criação de Instrução Normativa pela PROPG/UFSC);
    Relatoria: Conselheiro Rui Daniel Schroder Prediger;

    Processo nº 23080.006673/2026-73
    Requerente: Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (PROGRAD);
    Objeto: Apreciação da proposta de resolução normativa para instituir a Polí-tica Institucional de Combate à Evasão da UFSC;
    Relatoria: Conselheiro Erasmo Benício Santos de Moraes Trindade;

    Processo nº 23080.058684/2024-77
    Requerente: Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE);
    Objeto: Apreciação de proposta de resolução normativa para instituir a Política Institucional de Equidade de Gênero da UFSC;
    Relatoria: Conselheira Carolina Medeiros Bahia;

    Processo nº 23080.027764/2026-42
    Requerente: Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE);
    Objeto: Apreciação de proposta de resolução normativa para instituir a Política Institucional de Assistência Estudantil da UFSC;
    Relatoria: Conselheira Heloísa Teles;

    Comunicações e outras manifestações.


  • Divulga UFSC – 22/06/2026 – Edição 2536

    [Leia na página]
    22/06/2026 – Edição 2536
    Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação doa supercomputador à UFSC para apoiar pesquisa em IA
    O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação doou à UFSC um supercomputador HLS-GAUDI® 2 Deep Learning Server. A entrega simbólica do equipamento foi feita pessoalmente pela ministra Luciana Santos, durante cerimônia realizada no dia 17 de junho. O supercomputador será vital para o desenvolvimento de pesquisas envolvendo Inteligência Artificial e aplicações que exigem grande capacidade de processamento de dados. [Continue a leitura]
    Professor da UFSC faz alerta contra uso sem indicação de “canetas emagrecedoras”
    O professor e pesquisador da UFSC, Alexandre Holh, da área de endocrinologia e metabologia, alerta para o uso indiscriminado e sem indicação médica das injeções popularmente conhecidas como “canetas emagrecedoras”. Segundo ele, que é médico e já presidiu a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, esses medicamentos devem ser utilizados exclusivamente sob prescrição médica para tratar a obesidade ou a diabete.[Continue a leitura]
    Egressa da UFSC cria plataforma para monitorar riscos de doenças infecciosas durante a Copa do Mundo de 2026
    Mirelle Pereira, graduada em Engenharia Sanitária e Ambiental na UFSC, acaba de lançar a plataforma EpiRisk para monitoramento de riscos epidêmicos durante a Copa do Mundo de 2026. A EpiRisk monitora diariamente as 16 cidades-sede integrando dados de vigilância epidemiológica do CDC, OMS, OPAS, Health Canada e da Diretoria Geral de Epidemiologia do México, dados climáticos da NASA, monitoramento de águas residuais e fluxo de voos internacionais.[Continue a leitura]

    GESTÃO

    Programa de Monitoria Indígena e Quilombola da UFSC: inscrições de monitores terminam segunda-feira, 22 de junho
    Termina nesta segunda-feira, 22 de junho, o prazo de inscrições do edital do Programa de Monitoria Indígena e Quilombola da UFSC (PMIQ/UFSC). O processo seletivo para monitores(as) oferece bolsa no valor de R$ 568 e auxílio transporte de R$ 132, ficando a remuneração total em R$ 700. Inscrições pelo formulário on-line. [Continue a leitura]


    ENSINO

    PIAPE/UFSC seleciona tutores das áreas de Leitura, Produção Textual e Orientação Pedagógica
    A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica da UFSC (PROGRAD/UFSC) divulga o edital do processo seletivo para seleção de tutores para o Programa Institucional de Apoio Pedagógico (PIAPE/UFSC) das áreas de Leitura e Produção Textual e Orientação Pedagógica. As inscrições devem ser feitas até 28 de junho, de forma on-line, por meio do Sistema de Inscrições UFSC. [Continue a leitura]

    Pós-Graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas da UFSC: inscrições até 30 de junho
    O Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas (PPGFAP) do Centro de Ciências Biológicas da UFSC divulgou os editais para seleção de candidatos ao mestrado e doutorado. As inscrições devem ser feitas pelo formulário on-line do sistema CAPG até 30 de junho. São ofertadas até 23 vagas para o mestrado e até 16 vagas para o doutorado. Há vagas para ações afirmativas, distribuídas conforme especificado nos editais. [Continue a leitura]

    Mestrado em Engenharia de Automação recebe inscrições até 30 de junho
    O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas (PosAutomação) da UFSC recebe, até 30 de junho, inscrições para o processo seletivo do curso de mestrado acadêmico, com ingresso previsto para o segundo semestre de 2026. São oferecidas 10 vagas, incluindo ações afirmativas, nas linhas de Controle, Automação e Sistemas Mecatrônicos; Sistemas Computacionais; e Automação, Controle, Otimização e Instrumentação de Sistemas de Energia, com foco em óleo, gás e fontes renováveis. [Continue a leitura]


    PESQUISA

    Professor da UFSC participa da conferência inaugural em escola do Louvre, em Paris
    O professor Sílvio Marcus de Souza Correa, do departamento de História da UFSC, participará da conferência inaugural da cátedra UNESCO-Escola do Louvre sobre bens sensíveis, pesquisa de proveniência e desafios internacionais, que será realizada na Escola do Louvre, em Paris, entre os dias 22 e 23 de junho. O tema se concentra na origem e na trajetória de objetos de arte e arqueologia. [Continue a leitura]


    EXTENSÃO

    Debate: ‘Novo Plano Nacional de Educação: Quais os rumos da educação no Brasil?’
    O Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP) e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da UFSC promovem um debate sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE) no dia 23 de junho, às 10h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC) – Bloco B. Com o tema “Quais os rumos da educação no Brasil?”, o objetivo do debate é refletir sobre os desafios do novo PNE, suas diretrizes e possíveis impactos para a educação brasileira na próxima década. Mais informações pelo e-mail: ppgp@contato.ufsc.br. [Continue a leitura]

    Seminário Internacional de Qualidade Informativa
    A UFSC realiza, entre os dias 24 e 25 de junho, o 1º Seminário Internacional de Qualidade Informativa, no auditório Elke Hering, na Biblioteca Central. O evento, aberto à comunidade acadêmica, discute desinformação, polarização política e qualidade do jornalismo. Organizado pelo Qual-i – Laboratório de Qualidade Informativa, grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR/UFSC), o seminário integra o projeto “Efeitos da Desconfiança e da Desinformação na Política, na Ciência e na Sociedade: diagnóstico e modos de enfrentamento”, coordenado pelo professor Rogério Christofoletti. [Continue a leitura]

    Observatório Caleidoscópio encerra seminário sobre gênero, ciência e desigualdades sociais nesta quarta, 25 de junho
    O Observatório Caleidoscópio encerra a quarta edição do seu seminário sobre gênero, ciência e desigualdades sociais, na próxima quarta-feira, 25 de junho. As atividades iniciam às 14h, de forma on-line, com a palestra “Mulheres, exclusão e violência política: os desafios de 2026”, apresentada por Marlise Matos, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na sequência, às 15h, ocorre a palestra “A revista Cadernos de Gênero e Tecnologia, uma trajetória de produção e divulgação em gênero e ciências no Brasil”, com Nanci Stancki da Luz (UTFPR). Outras informações na página do Observatório Caleidoscópio. [Continue a leitura]

    Curso de extensão ‘Democracia e Inteligência’ recebe inscrições até 26 de junho
    A Escola de Inteligência (ESINT), vinculada à Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), e o Núcleo de Pesquisa em Segurança Pública da UFSC promovem o curso de extensão em Democracia e Inteligência nos dias 7 e 8 de julho, das 9h às 12h e das 14h às 17h. A atividade ocorre no Auditório F do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). O curso é voltado a estudantes de graduação e de pós-graduação da UFSC e as inscrições devem ser feitas até 26 de junho pelo formulário on-line. A atividade é gratuita e será fornecido certificado de 12 horas de participação. [Continue a leitura]

    II Simpósio Catarinense de prevenção de quedas em pessoas idosas recebe inscrições até 24 de junho
    O II Simpósio Catarinense de prevenção de quedas em pessoas idosas ocorre na próxima quinta-feira, 25 de junho, das 8h às 17h30, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A UFSC é uma das entidades parceiras na organização do evento. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até quarta-feira, 24 de junho, pelo formulário on-line. [Continue a leitura]


    CULTURA

    Exposição: (Trans)itórios
    A exposição (Trans)itórios, produzida por estudantes de Museologia da UFSC, estará aberta ao público de 23 a 29 de junho, no Hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). A exposição itinerante passou um período no Instituto Arco-Íris e no Museu Victor Meirelles, no Centro de Florianópolis. A mostra propõe um movimento espiralar em torno da transgeneridade a partir do encontro por meio dos trânsitos de pessoas trans no território de Florianópolis, fazendo recortes entre corpo, tempo e território. [Continue a leitura]

    Conversa & Lançamento de Livro “A mediação e a formação do leitor”
    A Igrejinha da UFSC recebe, no dia 24 de junho, quarta-feira, às 10h, o evento A mediação e a formação do leitor, uma iniciativa voltada a professores, bibliotecários, contadores de histórias e ao público geral interessado em práticas de leitura e mediação literária. A classificação indicativa é livre. [Continue a leitura]

    Mosaico de 10 almas: monólogos em cena
    Alunos das turmas de Atuação III e Encenação III do curso de Artes Cênicas da UFSC apresentam o espetáculo Mosaico de 10 almas: monólogos em cena, nos dias 22 e 29 de junho, às 19h e às 20h30, em sessão dupla, no Teatro Carmen Fossari, na UFSC. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão. Ao todo, 10 monólogos serão apresentados ao público: seis no dia 22 de junho, às 19h e às 20h30; e outros quatro no dia 29 de junho, novamente em sessão dupla, às 19h e às 20h30. [Continue a leitura]


    Acompanhe outras notícias da UFSC: noticias.ufsc.br

    Siga a UFSC nas redes sociais:

    FacebookFacebookLinkedinInstagramYoutube


    Para receber nossos boletins, clique aqui.
    Contatos com a produção deste informativo:
    divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / +55 (48) 3721-9601
    Acesse nossa Política Editorial.
    Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.


  • Egressa da UFSC cria plataforma para monitorar riscos de doenças infecciosas durante a Copa do Mundo de 2026

    Mirelle Pereira, graduada em Engenharia Sanitária e Ambiental na Universidade Federal de Santa Catarina (ENS/UFSC), acaba de lançar a plataforma EpiRisk para monitoramento de riscos epidêmicos durante a Copa do Mundo de 2026. A EpiRisk monitora diariamente as 16 cidades-sede integrando dados de vigilância epidemiológica do CDC, OMS, OPAS, Health Canada e da Diretoria Geral de Epidemiologia do México, dados climáticos da NASA, monitoramento de águas residuais e fluxo de voos internacionais. A plataforma é aberta ao público e acessível via chatbot no WhatsApp em qualquer idioma.

    A Epirisk foi desenvolvida pela Santé, startup de inteligência epidêmica criada por Mirelle Pereira, que hoje reside em Nova York (EUA). Nos meses que antecederam o torneio, a Santé estabeleceu canais diretos com organizadores do evento e órgãos de saúde das cidades-sede. A plataforma EpiRisk disponibiliza diariamente a essas instituições um relatório de risco epidêmico por cidade. O objetivo é garantir que, caso um sinal de risco emerja durante o torneio, as autoridades competentes recebam a informação a tempo de acionar as intervenções sanitárias adequadas para cada doença.

    Mirelle Pereira, egressa do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC. Foto: Arquivo Pessoal.

    “Eu venho de uma formação em saneamento, saúde pública e resposta a surtos de doenças infecciosas em campo. Isso muda a forma como olhamos para a tecnologia”, afirma Mirelle. “Para nós, o risco epidêmico precisa refletir infraestrutura de saneamento, sistemas de prevenção e controle de infecções, capacidade dos sistemas de saúde, redes de contato interpessoal e mobilidade populacional. A Santé foi construída para traduzir essa visão em uma tecnologia que englobe essas variáveis.” A tecnologia tem aplicação direta para resseguradoras e mercados de capitais que precisam modelar e precificar risco epidêmico e pandêmico, governos, organizadores de grandes eventos e empresas farmacêuticas que precisam entender como riscos epidemiológicos impactam operações, logística e fluxo de caixa. “Grandes eventos mostram de forma muito concreta como saúde, mobilidade e economia estão conectadas”, diz Mirelle.

    Contexto epidemiológico global

    A Copa de 2026 reúne 48 seleções e 16 cidades-sede em três países. A FIFA estima que mais de 5 milhões de visitantes internacionais passem pelo torneio, criando um cenário de alta mobilidade com perfis epidemiológicos, climas e infraestruturas sanitárias muito distintos. O contexto epidemiológico global adiciona outra camada de complexidade ao campeonato: um surto ativo de Ebola pelo vírus Bundibugyo na República Democrática do Congo e Uganda, declarado Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional pela OMS em maio de 2026. Sem vacina ou tratamento específico licenciado para esse vírus, o surto coloca em evidência o risco que grandes eventos esportivos representam em momentos de instabilidade epidemiológica global.

    “O monitoramento epidemiológico em grandes eventos exige integração de dados que vão muito além dos sistemas tradicionais de vigilância”, afirma Mirelle. “Nossa meta é construir uma tecnologia que ajude instituições a substituir resposta reativa por decisão antecipada.”

    Mirelle Pereira é mestre em saúde pública pela Columbia University. A Santé recebe investimento da Collide Capital e Breakthrough Ventures.

    A plataforma está disponível aqui.

    Mais informações pelo e-mail hello@santehealth.co


  • II Simpósio Catarinense de prevenção de quedas em pessoas idosas recebe inscrições até 24 de junho

    O II Simpósio Catarinense de prevenção de quedas em pessoas idosas ocorre na próxima quinta-feira, 25 de junho, das 8h às 17h30, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma das entidades parceiras na organização do evento. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até quarta-feira, 24 de junho, pelo formulário on-line.

    O simpósio tem como objetivo promover a discussão, troca de experiências e atualização técnica sobre estratégias de prevenção de quedas na população idosa, fortalecendo a articulação entre políticas públicas, serviços de saúde, assistência social e demais áreas envolvidas no cuidado à pessoa idosa. 

    A primeira edição do evento, que foi realizada em junho de 2025, reforçou a mobilização científica, social e institucional em torno de um tema de grande relevância para a saúde pública: as quedas na população idosa. O evento reuniu profissionais da saúde, gestores, pesquisadores, estudantes e representantes da sociedade civil, promovendo um debate qualificado sobre estratégias de prevenção, manejo e reabilitação de idosos em risco de quedas.

    O engajamento de universidades, serviços públicos de saúde e de instituições parceiras são fundamentais para o sucesso deste evento. A edição deste ano pretende consolidar esse movimento estadual de promoção do envelhecimento saudável e seguro, com expansão do diálogo para o cenário nacional, integração de novas instituições e incorporação de temas emergentes como inovação, tecnologias assistivas e políticas públicas baseadas em evidências.

    Mais informações no Instagram @simposioquedassc.


  • UFSC na mídia: Pesquisadores combatem espécie invasora que ameaça vida marinha em Santa Catarina

    Mergulhador fazendo anotações sobre o Coral Sol. Foto: Marcelo Crivellaro/Acervo PACS Arvoredo.

    A professora Bárbara Segal Ramos, do Departamento de Ecologia e Zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina (ECZ/UFSC), foi uma das pesquisadoras entrevistadas para uma reportagem do portal ND+ sobre um projeto que mapeia a invasão do coral-sol em Santa Catarina. A matéria foi publicado no dia 17 de junho e está disponível aqui.

    Pesquisadores da UFSC e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) desenvolvem há quatro anos um projeto  que visa combater o coral-sol, uma espécie invasora originária dos oceanos Índico e Pacífico, que ameaça a biodiversidade marinha do litoral catarinense. O coral-sol se espalha rapidamente pelas rochas e compete por espaço e alimento com espécies nativas, alterando o equilíbrio dos ecossistemas marinhos.

    Segundo os pesquisadores, o coral-sol chegou ao Brasil por meio de cascos de navios e vem se espalhando pelo litoral desde a década de 1980. Ele cresce rapidamente e não possui predadores naturais no Atlântico. Na Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, entre Florianópolis e Bombinhas, mergulhadores realizam ações de monitoramento e remoção manual do coral-sol. Desde 2012, mais de 35 mil colônias da espécie foram retiradas em cerca de 100 operações de manejo. O material coletado é encaminhado para análises em laboratórios da UFSC.

    Professora Bárbara Segal com o esqueleto do coral-sol. Foto: Leon Ferrari/Grupo ND.

    A reportagem destaca que o controle da espécie exige cuidado e monitoramento constante, já que a remoção em períodos inadequados pode favorecer ainda mais a sua proliferação. Além disso, o trabalho exige precisão e acompanhamento científico constante, porque, se a remoção for feita de maneira inadequada, fragmentos do coral podem se espalhar e dar origem a novas colônias, agravando ainda mais a invasão.

    A equipe vem desenvolvendo métodos e tecnologias para conter o avanço do coral-sol e proteger a biodiversidade marinha de Santa Catarina. Além da retirada manual, os pesquisadores estudam novas técnicas para conter o avanço da espécie e minimizar os impactos sobre a fauna e a flora marinhas. O objetivo é preservar a biodiversidade do litoral de Santa Catarina e evitar que o coral-sol comprometa ainda mais os ecossistemas da região.

    Reportagem na íntegra no portal do ND+.

    Mais informações na reportagem publicada no site da UFSC.


  • Identificação de banheiros inclusivos na UFSC integra programação do mês do Orgulho LGBTQIA+

    Identificação de banheiros inclusivos está prevista na Resolução Normativa nº 181 do Conselho Universitário (Fotos: Gustavo Diehl / Agecom UFSC)

    O início da identificação de banheiros inclusivos na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é parte da programação do mês do Orgulho LGBTQIA+, organizada pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe), por meio da Coordenadoria de Diversidade Sexual e Enfrentamento da Violência de Gênero (CDgen). As primeiras adesivações foram realizadas em um banheiro do térreo do Centro Socioeconômico (CSE) nesta quinta-feira, 18 de junho.

    De acordo com a Proafe, a ação possui caráter educativo e institucional, reafirmando o compromisso da Universidade com o respeito à diversidade e à promoção dos direitos humanos. Para o reitor Irineu Manoel de Souza, “a ideia é colocar em todos os banheiros da Universidade orientando que cada estudante, docente e técnico-administrativo, utilize o banheiro de acordo com sua identidade de gênero”.

    Iniciativa integra programação do mês do Orgulho LGBTQIA+ e ocorreu em banheiros do Centro Socioeconômico (CSE)

    Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão, Pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade, acrescenta: “A instalação da primeira, de mais ou menos 400 placas, leva adiante mais um aspecto que foi demandado pela Rede Trans da Universidade”. Ela destaca que a iniciativa é uma das exigências da Resolução Normativa n° 181, aprovada pelo Conselho Universitário em 2023.

    “Trata-se de uma ação alinhada aos princípios da dignidade da pessoa humana, da não discriminação e da garantia de condições adequadas de permanência e convivência para pessoas trans, travestis e não binárias na UFSC”, diz Marilise.

    A programação do mês do Orgulho LGBTQIA+ seguirá com atividades on-line e pode ser acompanhada em sua integralidade no Instagram da CDGEN.

     


  • UFSC divulga novas chamadas de processos seletivos para cursos de graduação

    O Departamento de Administração Escolar (UFSC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou nesta quinta-feira (18 de junho) a 15ª chamada do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2026, a 13ª chamada da Reopção do Vestibular UFSC/IFSC/IFC 2026 e a 12ª chamada do Sistema de Seleção Unificada Sisu-UFSC 2026.

    As chamadas e orientações para procedimento de matrículas devem ser consultadas na página do DAE.


  • UFSC abre em julho seleção para mestrado e doutorado em Engenharia, Gestão e Mídias do Conhecimento

    O Programa de Pós-Graduação em Engenharia, Gestão e Mídias do Conhecimento (PPGEGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está com inscrições abertas para o processo seletivo de mestrado e doutorado, com ingresso previsto para o primeiro semestre de 2027. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas entre os dias 6 e 31 de julho, por meio do sistema de inscrição da UFSC. Ao todo, serão oferecidas 40 vagas, sendo 20 para o curso de mestrado e 20 para o doutorado.

    Do total de vagas, 16 são destinadas às ações afirmativas: oito no mestrado e oito no doutorado. As categorias contempladas estão detalhadas no edital do processo seletivo. Podem se candidatar graduados e mestres de qualquer área do conhecimento. O resultado final da seleção está previsto para dezembro de 2026. O programa possui caráter interdisciplinar e está organizado em três áreas de concentração: Engenharia do Conhecimento, Gestão do Conhecimento e Mídias do Conhecimento. Atualmente, conta com 38 professores permanentes e 21 pós-doutores em atuação.

    O edital completo e outras informações sobre o processo seletivo estão disponíveis na página do programa . As inscrições devem ser realizadas pelo sistema CAPG da UFSC.

    Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: processoseletivo.ppgegc@contato.ufsc.br 

     

     


  • Pesquisadores da UFSC desenvolvem teste rápido e barato para monitoramento de algas nocivas

    Pesquisador André Akira Yoshikawa, doutorando em Biologia Celular e Desenvolvimento da UFSC, é o principal autor do estudo que descreve o método inovador de identificação de algas nocivas em ecossistemas aquáticos. Foto: Gustavo Diehl/Agecom/UFSC

    Uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) desenvolveu uma solução tecnológica inovadora para monitoramento ambiental: um teste molecular rápido, econômico e eficaz que detecta a presença da alga nociva Prorocentrum cordatum diretamente nos ambientes onde ela pode desenvolver florações e liberar toxinas. O método destaca-se por ser portátil, de baixo custo e capaz de fornecer resultados em cerca de uma hora, o que representa um avanço significativo para a gestão de riscos em ecossistemas costeiros.

    A Prorocentrum cordatum é considerada uma “espécie sentinela”: quando observada em concentração excessiva, é um sinal de alerta para possíveis marés vermelhas (quando há liberação de toxinas na água em função da floração das algas) ou eutrofização (redução drástica do oxigênio na água em função de sua multiplicação excessiva). Por utilizar uma técnica molecular – chamada de Amplificação Isotérmica Mediada por Loop (LAMP) – o teste identifica a presença da alga, e não sua toxina, e isso pode favorecer a adoção de medidas de mitigação antes da floração propriamente dita. A pesquisa, desenvolvida no âmbito de um edital público para monitoramento das condições ambientais da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, foi detalhada no artigo A field-ready molecular workflow for sample-toresult detection of the harmful dinoflagellate species Prorocentrum cordatum (Prorocentraceae, Dinoflagellata) in coastal Brazilian waters, publicado em maio no periódico European Journal of Phycology.
    Continue a leitura » »


  • Inscrições abertas para IV Curso de Inverno em Biotecnologia e Biociências

    O IV Curso de Inverno em Biotecnologia e Biociências, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biociências (PPGBTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ocorrerá no dia 3 de agosto, das 13h às 18h, e no dia 4, das 9h às 19h, no Centro de Ciências Biológicas (CCB), para estudantes de graduação e recém-formados. As inscrições devem ser realizadas até o dia 20 de julho e custam R$ 40,00. 

    O curso é organizado por discentes e docentes do programa e busca a formação e capacitação de estudantes que tenham interesse em pesquisa científica, especialmente nas áreas de Biotecnologia e Biociências. O evento contará com minicursos ministrados por discentes, palestras e visitas aos laboratórios de pesquisa. Serão oferecidas 75 vagas para estudantes de graduação ou recém-graduados de todo o Brasil.

    Mais informações na página  e no Instagram do evento.


  • Instituto da UFSC promove evento de agroecologia na Aldeia Mbya Guarani Tava’í

    O  Instituto Memória e Direitos Humanos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizará a 1ª Pré-Jornada de Agroecologia da Aldeia Mbya Guarani Tava’í, em Canelinha (SC), entre os dias 24 e 26 de julho, das 8h às 20h. 

    O evento “Sem Tekoá, não há Tekó” (Sem território, não há modo de vida.) busca promover um encontro de articulação, resistência e fortalecimento da construção da Teia dos Povos em Luta em Santa Catarina. A aldeia fica a apenas 65 km de Florianópolis, com fácil acesso pela BR-101-norte.

    Estudantes poderão participar como monitores do evento e receberão certificado de participação.  As inscrições devem ser realizadas via formulário até dia 20 de junho e possuem valor de 40 reais por dia de evento. O instituto dará certificação de 20 horas aos participantes. Para mais informações, encaminhe e-mail para teiadospovossc@gmail.com .


  • Instituto sediado na UFSC vai premiar teses e dissertações sobre futebol

    O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Estudos do Futebol Brasileiro (INCT Futebol), órgão ligado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e sediado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove a primeira edição do Prêmio Simoni Lahud Guedes, que irá selecionar a melhor tese de doutorado e a melhor dissertação de mestrado, desenvolvidas no Brasil entre janeiro de 2024 e julho de 2026 que abordem o futebol em diálogo com as Ciências Humanas e Sociais.

    A cerimônia irá ocorrer durante o II Encontro INCT Estudos do Futebol Brasileiro, que será realizado entre os dias 16 e 19 de setembro de 2026, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Ouro Preto, Minas Gerais. As inscrições para o prêmio estão abertas até 10 de julho. O edital pode ser acessado aqui.

    O prêmio homenageia a antropóloga Simoni Lahud Guedes, referência fundamental para os estudos antropológicos do esporte no Brasil. A dissertação de mestrado de Simoni, intitulada O futebol brasileiro: instituição zero, foi defendida em 1977, no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional.

    A entrega será realizada pelo professor Roberto DaMatta, da Universidade de Notre Dame, que foi orientador de Simoni e também é um dos precursores dos estudos sobre futebol no Brasil.  “A relação entre o Roberto DaMatta e a Simoni Guedes foi de um grande vínculo acadêmico e intelectual. O fato de ele fazer a entrega dessa premiação é algo muito significativo, porque, entre todos os que estarão ali, ninguém conheceu melhor Simoni Guedes do que o próprio Roberto DaMatta”, explica o professor Silvio Ricardo da Silva (UFOP/INCT Futebol), um dos organizadores do II Encontro INCT Estudos do Futebol Brasileiro.

    A professora da UFSC e coordenadora geral do INCT Futebol, Carmen Rial, lembra que Simoni Guedes foi uma das pioneiras no campo dos estudos do futebol. “Para mim, o prêmio também carrega outro significado. De certa forma, ele é um modo de elaborar o luto que foi a perda de uma amiga, de uma colega com a qual eu trabalhei durante muitos anos”. Carmen destaca a importância de ter a presença de Roberto DaMatta na cerimônia de entrega da premiação.

    Com informações do site do INCT Futebol.


  • Laboratório Amanhecer abre inscrições gratuitas para curso de Reiki Nível 1

    O Laboratório Amanhecer, Práticas Integrativas, Complementares e Terapias Alternativas em Saúde (LAPITAS), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está com inscrições abertas para novas turmas do Curso de Reiki Nível 1 no segundo semestre de 2026. A participação é gratuita e os interessados devem realizar a inscrição por meio de formulário online

    O Reiki é uma prática terapêutica que integra as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), reconhecidas pelo Ministério da Saúde. Essas práticas têm como objetivo promover a prevenção de doenças, estimular a promoção da saúde e contribuir para a recuperação do bem-estar físico, mental e emocional dos indivíduos. Segundo os organizadores, o curso oferece uma oportunidade para que a comunidade conheça e experimente uma abordagem complementar de cuidado em saúde, baseada na harmonização energética e no desenvolvimento do autocuidado.

    O projeto é coordenado pela professora Liliete Canes Souza, do Departamento de Análises Clínicas do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC), e conta com a participação de Aline Mariana Venancio, Karen Berenice Denez, Maria Ligia dos Reis Bellaguarda e Paulo Otolini Garrido.

    Mais informações sobre as atividades e o cronograma das turmas estão disponíveis na página do  Laboratório Amanhecer.

     


  • Alesc homenageia 50 anos do CCB nesta quinta-feira

    Fachada do Centro de Ciências Biológicas (CCB). Foto: Gustavo Diehl

    O Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (CCB) será homenageado em Ato Parlamentar Solene em comemoração aos seus 50 anos, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A cerimônia ocorre nesta quinta-feira, às 19h, no Auditório Antonieta de Barros, na sede da Alesc, com transmissão também pela TVAL.

    O evento presta homenagem à trajetória do CCB/UFSC, reconhecido nacionalmente pela excelência em ensino, pesquisa, extensão, inovação e pela contribuição científica nas áreas de biodiversidade, conservação ambiental, biotecnologia e ciências biomédicas.

    Durante a solenidade, serão homenageados o Centro de Ciências Biológicas, ex-diretores, departamentos acadêmicos, cursos de graduação e programas de pós-graduação que marcaram a história institucional do CCB e da UFSC.

    O CCB foi criado em 1976, a partir de uma estrutura pré-existente no Centro de Estudos Básicos (CEB). Trata-se de uma unidade de ensino, pesquisa e extensão da UFSC, cujas atividades abrangem os mais variados aspectos das Ciências da Vida, incluindo estudos de Biologia, Saúde, Agricultura e Zootecnia, Biotecnologia e Meio ambiente. Além dos departamentos, possui também programas de pós-graduação reconhecidos pela excelência.


  • Primeiro dia da Feira de Cursos da UFSC recebe milhares de estudantes no campus da Trindade

    Feira de cursos da UFSC movimenta Centro de Eventos (Foto: João Hasse/Agecom/UFSC)

    Manu Cunha, 18 anos, e um grupo de amigas do colégio Mundo do Saber, de Palhoça, estão entre os milhares de estudantes que participam do primeiro dia da Feira de Cursos da Universidade Federal de Santa Catarina  (UFSC). A quarta edição do evento ocorre nos dias 16 e 17 de junho, das 8h às 17h, no campus Trindade, em Florianópolis. 

    O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd) e recebe estudantes do Ensino Médio, professores e pais, com o objetivo principal de apresentar os 110 cursos de graduação presencial e seis cursos à distância oferecidos em todos os campi da instituição, que é gratuita, pública e referência em ensino superior no Estado.

    Neste ano, a programação contempla 42 rotas guiadas, nas quais os estudantes podem conhecer laboratórios, salas de aula, equipamentos e instalações de diversos cursos em todos os Centros de Ensino. Mais de 80 estandes foram instalados no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo. 

    Durante os dois dias do evento, os visitantes poderão assistir palestras e apresentações culturais, além de receberem orientações sobre inclusão, permanência estudantil e apoio acadêmico. A Feira também é oportunidade para esclarecer dúvidas sobre formas de ingresso, bolsas, intercâmbio, dupla diplomação e perspectivas do mercado de trabalho.

    Durante a visita, Manu fala sobre sua experiência com a Feira e destaca sua terceira participação. “No primeiro ano que estive aqui, procurei Direito; no segundo, já queria realizar Educação Física e agora pretendo cursar Design”. Ela destaca que ao conhecer os estandes mudou sua percepção e ampliou seus conhecimentos. 

    Já para Eloá Rodrigues, 17 anos, estudante do Instituto Estadual de Educação (IEE), a Feira de Cursos surge como uma oportunidade de se aproximar de sua área escolhida. “Eu me identifiquei com o curso de Jornalismo, pois sou comunicativa”, explica ela.

    Recepção aos estudantes e orientação profissional

    Autoridades receberam os participantes da Feira de Cursos (Foto: Gustavo Diehl/Agecom/UFSC)

    Na abertura do evento, realizada na manhã desta quarta-feira, 16 de junho, os participantes receberam as boas-vindas do reitor Irineu Manoel de Souza, da vice-reitora Olga Zigelli Garcia e pró-reitora da Prograd, Dilceane Carraro.

    Dilceane destacou a alegria em receber os estudantes em um evento especialmente preparado para aqueles que pretendem ingressar na UFSC: “É uma grande oportunidade de conhecer a Universidade, seus laboratórios e projetos de extensão, aproveitar as palestras e visitas guiadas”, afirmou, destacando também a presença dos cursos de Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville no evento.

    A vice-reitora Olga Zigelli Garcia relembrou a importância da universidade pública e gratuita. E também orientou os estudantes: “Aproveitem este momento para explorar e dialogar com os graduandos que vão encontrar nos estandes, procurem informações não só sobre os cursos, mas também sobre as pesquisas feitas na Universidade, que se abre para vocês neste evento”.

    O reitor Irineu Manoel de Souza vê a Feira de Cursos como oportunidade para mostrar à sociedade a importância da universidade. Em sua fala, relembrou que a UFSC segue firme como uma referência em seus 65 anos de história, apesar das restrições e das tentativas de descredibilizar o ensino superior: “Vamos receber cerca de 13 mil estudantes até o fim do evento, de 200 escolas do Estado. Que seja também uma oportunidade para conhecer e divulgar a importância da Universidade”, finalizou.

    O primeiro dia de evento seguiu com a palestra “Escolher a Profissão: Decisão com Sentido e Direção”, apresentada pela equipe do Laboratório de Informação e Orientação Profissional (Liop), liderada pelo professor Iuri Novaes Luna, do Departamento de Psicologia da UFSC. Os estudantes de Psicologia Diogo Felipe, Fernanda Apio e Letícia Kraus orientaram os participantes da Feira de Cursos sobre os desafios da vida universitária, deram dicas de autoconhecimento para uma escolha profissional consciente e divulgaram fontes confiáveis de pesquisa que podem servir como ponto de partida na escolha do curso de graduação. Ao fim da atividade, os estudantes do ensino médio tiraram dúvidas sobre o funcionamento da Universidade.

    A programação seguiu com a palestra do professor Manoel Teixeira dos Santos, que esclareceu os participantes sobre as formas de ingresso na UFSC, como o vestibular, o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e processos seletivos organizados pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperve). 

    Programação

    O evento continua nesta quarta-feira, até às 17h.  A programação completa está disponível no site da Feira de Cursos UFSC

    Dúvidas podem ser enviadas no e-mail feiradecursos.prograd@contato.ufsc.br e no Instagram.

     

    João Hasse | agecom@contato.ufsc.br
    Estagiário da Agecom| UFSC

    Rosângela Matos | agecom@contato.ufsc.br
    Estagiária da Agecom| UFSC

     

    Fotos: Gustavo Diehl/Agecom/UFSC


  • Pesquisa de mestrado da UFSC é premiada em Congresso de Bioinformática e indicada para evento internacional na França

    Bruna Russi, durante premiação. Foto: Arquivo Pessoal.

    A dissertação de mestrado de Bruna Caroline Russi, atualmente doutoranda do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e Biociências da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGBTC/UFSC), foi premiada no Congresso Brasileiro de Bioinformática (X-Meeting), organizado pela Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional (AB3C), que ocorreu entre os dias 9 e 12 de Junho de 2026.

    A pesquisa de Bruna, que foi desenvolvida no Laboratório de Bioinformática – vinculado ao departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (MIP/CCB/UFSC) e ao PPGBTC – sob a orientação do professor Renato Simões Moreira, recebeu o prêmio Jovem Bioinformata 2026. Seu trabalho poderá contribuir para o desenvolvimento de novos tratamentos de doenças que afetam o sistema imunológico.

    “Minha dissertação de mestrado consistiu no desenvolvimento do EpiBuilder 2.0, uma plataforma web gratuita e de código aberto voltada para a predição e análise computacional (in silico) de epítopos lineares de células B (alvos imunológicos). Na área de proteômica e imunologia, a identificação de epítopos é fundamental no contexto de saúde de precisão para apoiar o estudo de doenças que afetam o sistema imunológico, possibilitando a prototipagem de novas terapias e vacinas personalizadas”, explica Bruna.

    Segundo a pesquisadora, a aplicação do EpiBuilder tem foco no estudo de patógenos, que é o foco do Laboratório de Bioinformática, com o diferencial de utilizarem uma IA capaz de prever alvos úteis em contexto de oncologia e neurologia. O estudo faz parte de uma linha de pesquisa que havia sido iniciada pelo professor Renato Simões Moreira: “A primeira versão do EpiBuilder foi um dos produtos da tese do meu orientador, que me orientou nesta segunda versão.”

    Nesta atualização, conforme explica, a arquitetura do software foi repensada para um funcionamento modular, automatizado e escalável, integrando tecnologias consolidadas na indústria (como Docker, NextFlow e banco de dados) com computação paralela, algoritmos específicos de biologia computacional e modelos de aprendizado de máquina.

    “O grande diferencial do EpiBuilder 2.0 é esta arquitetura, mas também o foco na usabilidade de pesquisadores da área biotecnológica e na conformidade com os padrões internacionais de qualidade de software ISO/IEC 25010:2023 e ISO 25019:2023. Isso garante padronização, reprodutibilidade e um fluxo de trabalho automatizado que facilita e acelera o estudo proteômico”, afirma Bruna.

    Em razão do prêmio, Bruna foi indicada para um flash talk nas Journées Ouvertes en Biologie, Informatique et Mathématiques (JOBIM), principal evento de Bioinformática da França, que ocorre de 16 e 19 de junho. O flash talk é uma apresentação oral on-line, curta e dinâmica (de poucos minutos), cujo objetivo é expor os pontos mais inovadores da pesquisa para a comunidade científica europeia. “Esta oportunidade poderá abrir portas para futuras colaborações entre Brasil e França”, comemora Bruna.

    O EpiBuilder está disponível aqui.

    A dissertação de mestrado da Bruna está disponível na íntegra aqui.


  • Feira de Cursos da UFSC inicia nesta terça-feira, 16 de junho

    Estudantes movimentam o Centro de Eventos na manhã desta terça, 16 de junho. Foto: Gustavo Diehl/Agecom/ UFSC

    Está na dúvida sobre qual rumo seguir após o ensino médio? A quarta edição da Feira de Cursos da Universidade Federal de Santa Catarina, que inicia nesta terça-feira, 16 de junho, apresenta à comunidade os 110 cursos de graduação presencial e seis cursos a distância oferecidos pela Universidade. O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd) e segue até quarta-feira, 17, no Centro de Cultura e Eventos no Campus de Florianópolis. 

    Além de conhecer mais sobre a estrutura da UFSC nos mais de 80 estandes informativos, os participantes poderão realizar visitas guiadas aos Centros de ensino e esclarecer dúvidas sobre formas de ingresso à Universidade, bolsas, intercâmbio, dupla diplomação e perspectivas do mercado de trabalho. 

    O evento oferece 42 rotas temáticas, e inclui palestras sobre escolha profissional, atividades artísticas e culturais e orientações sobre inclusão, permanência estudantil e apoio acadêmico. A programação completa está disponível na página oficial da Feira de Cursos.

    Em 2026, o evento deve receber cerca de 13 mil estudantes, de 200 escolas privadas e públicas do Estado. A participação é gratuita e estudantes que não se inscreveram previamente também podem participar. A Feira de Cursos 2026 conta com a participação do Instituto Federal Catarinense (IFC) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

    Serviço

    O quê: Feira de Cursos UFSC 2026
    Quando: 16 e 17 de junho de 2026
    Onde: Centro de Cultura e Eventos da UFSC – Campus de Florianópolis
    Público: estudantes, escolas, professores, famílias e comunidade em geral
    Informações: site oficial da Feira de Cursos da UFSC e Instagram do evento


  • Representantes da UFSC participam de encontro do Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Sul

    Representantes da SeCArtE/UFSC no ‘IV FORCULT Sul’. Da esquerda para direita: Maira Diederichs Wentz, Fernanda Cordeiro, Carla Cerdote, Andréa Búrigo Ventura e Ana Lúcia Moraes. Foto: Divulgação

    Representantes da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC) participaram do IV Encontro Regional do Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Sul (FORCULT Sul), realizado entre os dias 10 e 12 de junho, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em Santo Antônio da Patrulha (RS).

    O encontro reuniu gestores de cultura das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) da região Sul com o objetivo de debater políticas públicas, institucionalidade da cultura e desafios das artes no âmbito do ensino superior. 

    Representaram a UFSC a assistente em administração Carla Cerdote, a chefe do Setor de Projetos, Maira Diederichs Wentz, a coordenadora de Apoio Administrativo, Ana Lúcia Moraes, a diretora do Departamento de Cultura e Eventos Fernanda Cordeiro, e a secretária de Cultura, Arte e Esporte, Andréa Búrigo Ventura

    A programação contou com palestras, mesas de debate, apresentações de experiências institucionais e grupos de trabalho voltados à construção de propostas para o fortalecimento das políticas culturais nas universidades públicas. Entre os temas discutidos estavam a institucionalidade da cultura e das artes nas IPES, o mapeamento cultural, o financiamento da cultura e a gestão de equipamentos culturais.

    Para a secretária de Cultura, Arte e Esporte da UFSC, Andréa Búrigo Ventura, o encontro é importante por reunir instituições públicas de ensino superior da região Sul para discutir, trocar experiências e propor ações voltadas à cultura universitária. A participação da equipe da SeCArtE também esteve relacionada ao processo de construção da Política de Cultura da UFSC.

    De acordo com Andréa, um grupo da secretaria vem se organizando para elaborar a política, que será voltada para toda a comunidade universitária. “As pessoas daqui foram para se capacitar, para conseguir discutir, propor novas ações e coisas que pudessem ser pertinentes à cultura nas instituições”, afirmou.

    O encerramento do evento foi marcado pela elaboração e aprovação da carta final do encontro, documento construído coletivamente pelos participantes com encaminhamentos e propostas para o desenvolvimento das políticas culturais no ensino superior da região Sul.


  • Laboratório de Moluscos Marinhos da UFSC disponibiliza sementes de ostras do pacífico para venda

    O Laboratório de Moluscos Marinhos que integra o Departamento de Aquicultura do Centro de Ciências Agrárias (LMM/CCA/UFSC) comunica a disponibilidade de sementes de ostras do pacífico excedentes produzidas por sua unidade de pesquisa, extensão e ensino, situado na Estação de Maricultura Professor Elpídio Beltrame (Servidão dos Coroas, 503, Barra da Lagoa). 

    Encontra-se disponível para venda um lote de 2.080.000 sementes diploides de ostras do pacífico ao valor de R$ 45,00 o milheiro. O valor do milheiro é baseado no histórico de custos do Laboratório de Moluscos Marinhos e no preço praticado por laboratório privado em Santa Catarina.

    Mais informações pelo número (48) 3721 2709 ou pelo e-mail lmm.cca@contato.ufsc.br.


  • Curso de extensão ‘Democracia e Inteligência’ recebe inscrições até 26 de junho

    A Escola de Inteligência (ESINT), vinculada à Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), e o Núcleo de Pesquisa em Segurança Pública da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem o curso de extensão em Democracia e Inteligência nos dias 7 e 8 de julho, das 9h às 12h e das 14h às 17h. A atividade ocorre no Auditório F do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

    O curso é voltado a estudantes de graduação e de pós-graduação da UFSC e as inscrições devem ser feitas até 26 de junho pelo formulário on-line. A atividade é gratuita e será fornecido certificado de 12 horas de participação.

    Para participar do curso, são indicadas as seguintes leituras: Desafios de Inteligência 2026 e Inteligência na Democracia. Confira a programação:

    7 de julho, terça-feira
    9h – 12h — Atividade de Inteligência: conceitos, história e contexto
    14h – 17h — Inteligência no Brasil: o SISBIN e a ABIN

    8 de julho, quarta-feira
    9h – 12h — Inteligência e Democracia: efetividade e legitimidade
    14h – 17h — ABIN e Universidades

    Para se inscrever, acesse aqui.

    Mais informações no site da Escola de Inteligência.


  • Nota de pesar: falece Júlio Wiggers, professor aposentado do departamento de Sociologia e Ciência Política

    Júlio Wiggers foi professor da UFSC durante 26 anos (Foto: acervo pessoal/rede social)

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica, com pesar, o falecimento de Júlio Wiggers, professor aposentado do departamento de Sociologia e Ciência Política, no dia 10 de junho. Nascido em 1935, ele tinha 90 anos e era natural de Braço do Norte (SC).

    Júlio atuou na UFSC como professor por 26 anos, de 1970 a 1996. Em 1992 exerceu a função de Pró-Reitor de Cultura e Extensão (PRCE) na gestão de Antônio Diomário de Queiroz, tendo Nilcéa Lemos Pelandré como vice-reitora. Ele se aposentou no fim do mandato.

    Bacharel pela Faculdade de Filosofia Viamão (RS) e com pós-graduação em Sociologia pela UFSC, Júlio também foi membro do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE-SC). Em nota, o conselho enalteceu a trajetória do professor, “marcada pelo compromisso com a educação catarinense”.

    A UFSC e toda a sua comunidade expressam seu luto e solidarizam-se com familiares e amigos de Júlio Wiggers neste momento de dor.


  • Conselho Universitário da UFSC realiza sessão extraordinária nesta terça-feira dia 16

    Foto: Gustavo Diehl/Agecom/UFSC

    O Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizará sessão extraordinária nesta terça-feira, 16 de junho, às 14h, em formato híbrido. A reunião ocorrerá presencialmente no Auditório da Sala Professor Ayrton Roberto de Oliveira (Sala dos Conselhos), no Campus Universitário da Trindade, em Florianópolis, e também de forma virtual por meio do canal do CUn/UFSC no YouTube.

    A pauta será a seguinte:

    1. Expediente:

    1.1. Justificativas de ausência das/dos conselheiras/conselheiros;

    1.2. Comunicações da presidência; 1.3. Deliberação acerca da ordem do dia; 2. Ordem do dia: 2.1. Processo nº 23080.054395/2022-37 Requerente: Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (PROGRAD); Objeto: Apreciação da proposta de revisão e atualização da Resolução nº 17/CUn/97, de 30 de setembro de 1997; Relatoria: Conselheiro Sergio Romanelli; Relatoria de vista: Conselheiro Matheus da Costa de Martins;

    1.3. Deliberação acerca da ordem do dia;

    2. Ordem do dia:

    Requerente: Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (PROGRAD);

    Objeto: Apreciação da proposta de revisão e atualização da Resolução nº 17/CUn/97, de 30 de setembro de 1997;

    Relatoria: Conselheiro Sergio Romanelli;

    Relatoria de vista: Conselheiro Matheus da Costa de Martins;

    2.2. Processo nº 23080.026344/2026-49

    Requerente: Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU);

    Objeto: Apreciação de manifestação do Conselho Universitário quanto à ratificação do Relatório Anual de Gestão 2025, avaliação de desempenho e cumprimento do disposto no art. 4º-A da Lei 8.958/94;

    Relatoria: Conselheiro Sérgio Peters;

    2.3. Processo nº 23080.066659/2024-67

    Requerente: Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (PROGRAD);

    Objeto: Apreciação da proposta de Resolução de Projetos Pedagógicos e Programas e Planos de Ensino dos Cursos de Graduação da UFSC (atualização da Resolução nº 03/CEPE/84, de 05 de abril de 1984);

    Relatoria: Conselheiro Roberto Antônio Finatto;

    2.4. Processo nº 23080.042909/2022-10

    Requerente: Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (PROGRAD);

    Objeto: Apreciação da proposta de resolução normativa que institui a Política Institucional de Formação de Professores e de Professoras da UFSC;

    Relatoria: Conselheiro Jéferson Silveira Dantas;

    2.5. Processo nº 23080.061048/2025-11

    Requerente: Pró-Reitoria de Extensão (PROEX); Objeto: Apreciação da minuta de Resolução Normativa que dispõe sobre as normas que regulamentam as ações de extensão na UFSC em conformidade com a Política de Extensão da UFSC;

    Relatoria: Conselheiro Cleyton de Oliveira Ritta; e

    2.6. Processo nº 23080.068904/2025-51

    Requerente: Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG);

    Objeto: Apreciação de proposta de alteração das normas para realização de Estágio Pós-Doutoral na UFSC (alteração da Resolução Normativa nº 173/2022/CUn, de 25 de outubro de 2022, e criação de Instrução Normativa pela PROPG/UFSC);

    Relatoria: Conselheiro Rui Daniel Schroder Prediger.

    3. Comunicações e outras manifestações.

     


  • Professor da UFSC faz alerta contra uso sem indicação de “canetas emagrecedoras”

    O professor e pesquisador da UFSC, Alexandre Holh, da área de endocrinologia e metabologia, alerta para o uso indiscriminado e sem indicação médica das injeções popularmente conhecidas como “canetas emagrecedoras”. Segundo ele, que é médico e já presidiu a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, os medicamentos semaglutida (Ozempic) e a tirzepatida (Monjaro) devem ser utilizados exclusivamente sob prescrição médica para tratar a obesidade ou a diabete.

    “A indicação de emagrecimento é para quem tem IMC acima de 27 com comorbidades ou acima de 30. O remédio deve ser usado em quem precisa”, sintetiza, em entrevista à TV UFSC. Segundo o professor, o caminho para aqueles que não preenchem esses requisitos deve ser o acompanhamento nutricional e a atividade física, além de cuidados com a higiene do sono, outro fator importante no processo.

    O professor explica que os medicamentos funcionam mimetizando a ação de hormônios incretinas – o GLP-1 e o GIP. Seu mecanismo de ação ocorre no pâncreas, regulando a comunicação entre a insulina e o glucagon, e no cérebro, agindo diretamente na regulação da fome e da saciedade.

    De acordo com o pesquisador, o remédio ajuda o paciente a sentir menos fome ou a atingir a saciedade mais rapidamente durante as refeições, mas a indicação em bula para o tratamento envolve  o Diabetes tipo 2, o sobrepeso e a obesidade e a doença gordurosa hepática esteatótica. “Talvez tenham outras indicações no futuro desses medicamentos. Eles estão sendo estudados para ver se podem agir no menor envelhecimento cerebral”, explica.

    O desafio, agora, também é a popularização para o tratamento de quem precisa no Sistema de Saúde Pública, o SUS. O professor explica que o Brasil se destaca na questão logística por possuir capacidade de refrigeração durante todo o processo, mas que o custo ainda é alto, embora a quebra de patentes possa reduzi-lo. Segundo ele, na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) ainda não há remédio para tratar a doença obesidade.

    Sobre os riscos do consumo da medicação sem prescrição, acompanhamento ou necessidade real, Holh lembra que os efeitos adversos são estudados no público para o qual ele é indicado. Quem consome sem indicação ou de mercado clandestino pode, portanto, estar em risco. “A maior parte das pessoas não vão ter contraindicações e vão ter poucos efeitos colaterais, entendendo que para isso vai ter o acompanhamento médico. Qual é o nosso desafio? Parte do que você vê em mídias sociais e de relatos são pessoas que estavam usando medicamentos de fonte desconhecida”, afirma. Ele lembra que na plataforma Vigimed é possível que qualquer pessoa — seja o paciente, um familiar ou o médico — insira dados sobre suspeitas de efeitos adversos de qualquer medicamento.

    Para quem não tem indicação clínica, mas procura as injeções como atalho para o emagrecimento, o caminho deve ser a mudança de hábitos. O professor cita o combate aos alimentos ultraprocessados, que são calóricos e pobres em nutrientes, além da higiene do sono e controle de estress. “Manter um peso saudável em alguém que não tenha doença, obesidade significa alimentação adequada, atividade física regular, diminuição de nível de estress, sono de qualidade, sono é vida, hidratação adequada”, pontua.

    Veja a entrevista completa


  • Divulga UFSC – 15/06/2026 – Edição 2535

    [Leia na página]
    15/06/2026 – Edição 2535
    Feira de Cursos da UFSC inicia nesta terça-feira, 16 de junho
    A UFSC realiza, nos dias 16 e 17 de junho, a Feira de Cursos 2026, no Centro de Cultura e Eventos, no Campus de Florianópolis. Gratuito e aberto ao público, o evento tem como objetivo aproximar a comunidade dos cursos de graduação da universidade e apresentar informações sobre o ensino superior público.[Continue a leitura]
    UFSC é a primeira universidade federal a aderir à Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+
    A UFSC assinou com a Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ um termo de adesão à política nacional da pasta, tornando-se a primeira universidade federal brasileira a aderir formalmente à iniciativa. A assinatura ocorreu durante visita de representantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). [Continue a leitura]
    UFSC adotará horário diferenciado de funcionamento em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo
    A Administração Central da UFSC divulgou  Ofício Circular que trata do expediente nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo 2026. Haverá horário especial no dia 19 de junho, com expediente e atividades acadêmicas até 18h; e no dia 24 de junho, com expediente e atividades acadêmicas até 17h. Serão mantidos os serviços essenciais. [Continue a leitura]


    GESTÃO

    UFSC transfere propriedade de terrenos em Camboriú para o Instituto Federal Catarinense
    A UFSC transferiu oficialmente ao Instituto Federal Catarinense (IFC) a propriedade de onze terrenos localizados na cidade de Camboriú. A celebração simbólica da transferência de titularidade foi realizada no dia 3 de junho, na sala dos Conselhos do IFC Camboriú. Os documentos de cartório haviam sido assinados previamente pelo reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, e pelo reitor do IFC, Rudinei Kock Exterckoter. [Continue a leitura]

    Prefeitura Universitária realiza pesquisa para avaliar mobilidade na UFSC
    Como você se desloca até a UFSC? A Prefeitura Universitária lançou a edição 2026 da Pesquisa Desloca UFSC, com o objetivo de conhecer os principais modos de deslocamento realizados pela comunidade universitária nos Campi e unidades da Universidade. O levantamento, realizado pela Coordenadoria de Planejamento do Espaço Físico (Coplan) do Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia (DPAE) da UFSC, recebe contribuições até 8 de julho. Ampliando a última pesquisa, realizada em 2022, a ação multicampi visa conhecer também os deslocamentos internos feitos a pé, para identificar os principais trajetos e definir a hierarquização de caminhos e a priorização de projetos urbanos. Participe clicando neste link. Outras informações estão disponíveis na página do DPAE.


    ENSINO

    Pós em Engenharia de Produção lança seletivo de Mestrado e Doutorado
    O Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção lançou processo de seleção de novos alunos para os cursos de Mestrado e Doutorado, com ingresso no segundo semestre de 2026. As inscrições estão abertas até 16 de junho e podem ser feitas neste link. O edital também pode ser consultado no site. Há 11 vagas de Mestrado e 11 vagas de Doutorado, nas áreas de concentração Engenharia de Produto, Processos e Serviços; Ergonomia; Gestão de Operações; e Logística e Cadeia de Suprimentos. [Continue a leitura]

    Pós-Graduação em Farmacologia recebe inscrições de candidatos ao doutorado até 19 de junho
    O Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFSC (PPGFMC/UFSC) divulgou o edital do processo seletivo para ingresso no doutorado. As inscrições vão até 19 de junho e devem ser feitas pelo sistema on-line. Podem se inscrever profissionais com diploma de graduação (ou mestrado) em Ciências Biológicas ou da Saúde, que tenham forte perfil científico, disponibilidade para dedicação integral à pesquisa e afinidade com as linhas de pesquisa do programa: Farmacologia do Sistema Nervoso Central; Farmacologia do Sistema Cardiovascular; e Farmacologia das Neoplasias. [Continue a leitura]

    Pós em Oceanografia da UFSC recebe inscrições até dia 20 de junho
    Estão abertas até o dia 20 de junho as inscrições para o processo seletivo de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia (PPGOceano) da UFSC, para ingresso no segundo semestre de 2026. São oferecidas sete vagas para mestrado e 11 para doutorado, conforme requisitos listados no edital.  Outras informações na página do PPGOceano. [Continue a leitura]


    EXTENSÃO

    Museologia da UFSC promove exposições itinerantes em Florianópolis no mês de junho
    (Trans)itórios é a primeira exposição curricular itinerante da Museologia UFSC e percorre três contextos distintos: o Museu da Escola Catarinense (MESC), o Instituto Arco Íris e a Universidade – convidando o público a perceber como as experiências trans se desdobram entre celebração, memória e produção de conhecimento. Partindo de um objeto central – uma penteadeira de duas faces – a mostra busca refletir sobre como os corpos trans atravessam territórios e reconfiguram a cidade, a memória e as formas de existir. As exposições acontecem durante todo o mês de junho. Outras informações no perfil (Trans)itórios no Instagram. 

    Roda de conversa: Educação e Pobreza
    O Curso de Pedagogia da UFSC promove nesta segunda-feira, 15 de junho, às 18h30, a roda de conversa Educação e Pobreza: um debate necessário para os/as professores/as. A atividade será realizada no Auditório do CFH (Bloco B) e é aberta à comunidade universitária e ao público externo interessado no tema.  A ação de extensão contará com a participação do professor Adir V. Garcia (EED/CED/UFSC), docente aposentado do Centro de Ciências da Educação (CED), graduado em Pedagogia e doutor em Sociologia Política, com ampla trajetória de pesquisa e atuação na área. [Continue a leitura]

    Laboratório de Moluscos Marinhos seleciona bolsista de extensão na área de divulgação científica
    O Laboratório de Moluscos Marinhos (LMM) da UFSC seleciona bolsista para atividades de extensão relacionadas à divulgação científica dos processos de produção de moluscos marinhos bivalves e microalgas. Podem participar da seleção estudantes da graduação dos cursos de Jornalismo, Design ou áreas afins com disponibilidade de 20h semanais e experiência na criação de conteúdo para mídias digitais e edição de fotos e vídeos. As atividades serão desenvolvidas preferencialmente no período da manhã, na Barra da Lagoa ou eventualmente no Sambaqui. O valor da bolsa é de R$ 875 mensais, para um período de 12 meses. Pessoas interessadas podem se inscrever até 18 de junho, enviando histórico escolar e link do currículo Lattes para thamiris.vieira@ufsc.br. Outras informações no perfil do LMM no Instagram.

    Grupo de estudos da UFSC recebe inscrições para encontros sobre direito e bioética
    O grupo de Estudos em Direito e Literatura da UFSC (Literar), coordenado pela professora Luana Renostro Heinen, promove a 14ª edição do projeto com o tema O Direito no Limiar da Vida: Bioética, Tecnologia e Eutanásia. Os encontros serão realizados de forma online nos dias 18 de junho, às 17h, e 20 de agosto, às 19h. Criado no segundo semestre de 2019, o Literar surgiu a partir do interesse de estudantes do curso de Direito da UFSC em questionar o formalismo e o tecnicismo predominantes no ambiente jurídico por meio da arte e da literatura. [Continue a leitura]

    PET de Letras da UFSC promove aulas de Interpretação Textual para Vestibular
    O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Letras da UFSC promove aulas de Interpretação Textual a partir das obras do vestibular da Universidade deste ano. As aulas ocorrem às terças-feiras, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE), no bloco A, na sala 145, às 20h. O projeto irá trabalhar tipos de narração, construção de cenários, contextos históricos, gêneros literários e articulações entre linguagem verbal e não verbal. Cada obra receberá duas aulas presenciais. As aulas são gratuitas e abertas à comunidade externa. Para realizar a inscrição, acesse o formulário até dia 19 de junho. [Continue a leitura]

    Curso “Educar para uma vida sem violências”: inscrições prorrogadas até 21 de junho
    Foram prorrogadas, até 21 de junho, as inscrições gratuitas para o curso de curta duração Educar para uma vida sem violências, que será ministrado entre 1º de julho e 5 de agosto pelo Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da UFSC. O curso será online, com transmissão pelo canal do IEG no YouTube. O objetivo é capacitar profissionais da rede de educação básica de escolas catarinenses no campo das relações de gênero, estudos feministas e sexualidades nas práticas escolares, com ênfase no tema Violências nas escolas. [Continue a leitura]

    Olimpíada Brasileira de Educação Financeira recebe inscrições de escolas até 21 de junho
    A Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF 2026) está com inscrições abertas até 21 de junho para escolas da rede pública e privada, do ensino Fundamental e Médio. As inscrições devem ser feitas pelas instituições pelo formulário on-line. A OBEF é promovida pelo Núcleo de Finanças Pessoais e Comportamentais da UFSC, um grupo de extensão vinculado ao departamento de Administração, com atuação no ramo da educação financeira e no incentivo ao desenvolvimento de competências essenciais para a vida. [Continue a leitura]


    CULTURA

    Igrejinha da UFSC recebe o violonista Marcus Llerena
    No dia 17 de junho, quarta-feira, ás 20h, a Igrejinha da UFSC recebe o concerto de Marcus Llerena. O violonista, costuma reunir em seus recitais, músicas que transitam entre o século XII e os dias atuais, demostrando sua versatilidade e dinamismo musical. Marcus Llerena é formado com o título de Mestre pela Université Musicale Internationale de Paris, tem 24 CD´s gravados, solo e com diversas formações camerísticas. O evento faz parte do Programa de Extensão Ponteio – Violão na UDESC, que visa fomentar a arte do violão, promovendo a performance solista e em grupo, o ensino, a atualização profissional e a pesquisa acadêmica. [Continue a leitura]


    Acompanhe outras notícias da UFSC: noticias.ufsc.br

    Siga a UFSC nas redes sociais:

    FacebookFacebookLinkedinInstagramYoutube


    Para receber nossos boletins, clique aqui.
    Contatos com a produção deste informativo:
    divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / +55 (48) 3721-9601
    Acesse nossa Política Editorial.
    Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.